Autismo Testes Psicológicos

Testes para Diagnóstico de Autismo

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

O diagnóstico do autismo é difícil e não existe um teste particular para identificar se uma criança tem esta síndrome. Essencialmente, observa-se a criança – as suas competências sociais, verbais e comportamentais – e a forma como se desenvolvem ou não ao longo do tempo. Mas existem alguns testes que avaliam diversos aspetos do desenvolvimento da criança que se podem revelar úteis para um diagnóstico preciso dos transtornos do espectro autista.


Como se diagnostica o Autismo?

Normalmente, as principais características dos transtornos do espectro do autismo (TEA) são visíveis antes dos 3 anos de idade. Os pais começam a perceber que o desenvolvimento da linguagem não está a decorrer da forma típica e, por isso, iniciam o processo de rastreio. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as probabilidades de melhorar a linguagem e o comportamento da criança.

De forma geral, existem alguns comportamentos que podem indicar que uma criança tem autismo, nomeadamente:

  • Dificuldades com contacto visual;
  • Dificuldade em fazer amizades e em partilhar emoções;
  • Insensibilidade relativamente aos sentimentos dos outros;
  • Atraso na aquisição da fala;
  • Incapacidade em iniciar ou manter uma conversa, repetição de palavras sem compreender o significado;
  • Interesse fora do comum em objetos ou tópicos;
  • Comportamentos repetitivos;
  • Irritabilidade quando a rotina é alterada.

Testes para Diagnosticar Autismo

Atualmente, o diagnóstico do autismo baseia-se na presença de um conjunto de critérios definidos pela Associação Americana de Psiquiatria e que abrangem as áreas sociais, da comunicação e do comportamento. Existem testes de desenvolvimento que cobrem áreas como a linguagem, a fala, o nível de desenvolvimento e os aspetos comportamentais e sociais, que devem ser realizados por profissionais experientes.

Assim, estes são alguns dos instrumentos de diagnóstico mais utilizados para diagnosticar transtornos do espectro do Autismo:

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!