Gravidez

7 Cuidados essenciais para uma Gravidez Saudável

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Conheça os principais cuidados que deve ter durante a gravidez para que tudo corra bem com o bebê! Confira as nossas dicas para uma gravidez saudável!


1.Consultas do Pré-natal

Quando a mulher está grávida são necessárias consultas mensais e a realização de exames de sangue e urina, solicitados pelo médico. Numa gravidez saudável é necessário marcar, pelo menos, 6 consultas mensais, e realizar 2-3 exames de ultra-som para confirmar a gravidez, a idade gestacional e o desenvolvimento fetal. Havendo alguma alteração o obstetra poderá marcar outras consultas e exames extra para melhor acompanhamento da gestação.

A não realização destas consultas coloca em risco a vida da mãe e do bebê, aumenta as chances de baixo peso ao nascer, parto prematuro e de doenças.

2. Evitar Esforços

Durante a gravidez a mulher deve evitar realizar muitos esforços, como carregar peso ou realizar atividades profissionais que a façam permanecer de pé por muitas horas, pelo risco existente de dilatação do colo do útero antes do tempo previsto, o que pode ser prejudicial ao bebê. Isso não significa que precisa ficar de repouso absoluto, mas deve respeitar os sinais de cansaço que o corpo emite e pedir ajuda, se necessário e distribuir tarefas.

3. Alimentação Equilibrada

Para evitar maiores complicações é importante que a gestante tenha alguns cuidados com a sua alimentação. Não é porque você está grávida que precisa comer tudo o que aparece à sua frente! Tenha cuidado com o excesso de sal, açúcar e de gordura que vai consumindo diariamente, sem nem mesmo perceber. Alimentos que parecem saudáveis nem sempre são!

Faça 5-6 refeições diárias e consuma regularmente ovos, legumes, verduras, carnes magras e cereais. A ingestão de água deve aumentar na gravidez, mas deve-se restringir as bebidas açucaradas como suco industrializados e refrigerantes. Alimentos fritos não são recomendados.

Saiba mais alimentos que pode comer na gravidez.

4. Prática de Exercícios

A mulher que está grávida pode e deve praticar exercícios durante toda a gestação, mas não são todos os exercícios que estão liberados! Nada de pular, saltar ou fazer exercícios abdominais durante a gravidez. Prefira exercícios mais tranquilos, principalmente se não está habituada ao mundo dos exercícios. Hidroginástica, Pilates, Yoga e exercícios de musculação (com pouco peso e orientados por um profissional) são os mais indicados nessa fase. Evite jogos e desporto onde há risco de contato físico e de queda.

Confira mais exercícios que pode fazer na gravidez.

5. Preparação para o Parto

Existem aulas de preparação para o parto e parentalidade que estão disponíveis em locais particulares ou públicos, o objetivo é esclarecer como acontece o parto normal e o que a grávida pode fazer para acelerar o trabalho de parto e sentir menos dor, caso opte por um parto normal, sem anestesia. Os cuidados com o bebê, a amamentação e a recuperação após o parto também são costumam ser abordados, sendo de grande utilidade para a mãe de primeira viagem.

6. Bebidas Alcoólicas e Drogas ilícitas

Durante toda a gravidez é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e de drogas ilícitas porque podem passar diretamente para o bebê, prejudicando sua formação e desenvolvimento do sistema nervoso, causando doenças como a síndrome alcoólica fetal ou outras como esta. Até mesmo refeições e sobremesas preparadas com bebidas alcoólicas não são bem-vindas nessa fase porque pode causar síndromes, baixo peso ao nascer e comprometimento do sistema nervoso do bebê. Situações graves que nem sempre podem ser revertidas.

7. Sexo na Gravidez

A relação sexual pode acontecer durante toda gravidez, enquanto a mulher desejar, no entanto é preciso garantir a segurança do ato sexual, para evitar doenças venéreas que possam vir a prejudicar o desenvolvimento do bebê. No caso de mais de um parceiro sexual é imprescindível o uso de preservativo.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!