Gravidez

Trabalho de parto: Saiba reconhecer os Sinais!

Escrito por Marcelle da Costa

O corpo da mulher dá sinais de quando deve entrar em trabalho de parto, propriamente dito, dias antes do nascimento do bebê, por isso na fase final da gravidez a mulher deve ficar atenta e saber reconhecer estes sinais!


Os sinais de que a mulher está entrando em trabalho de parto são:

  • Barriga mais baixa:

A barriga deve descer um pouco, melhorando a respiração, mas aumento a vontade de fazer xixi a toda hora;

  • Contrações uterinas:

As contrações deixam a barriga bastante dura durante alguns minutos ou segundos. Estas contrações podem ou não provocar dor inicialmente, mas quanto mais perto do parto, mais dor a mulher sentirá;

  • Saída do tampão:

É como se fosse um corrimento vaginal, mas é na verdade uma proteção que existia no colo do útero para prevenir infecções. Este tampão pode conter raios de sangue e ir saindo pouco a pouco ou sair todo de uma só vez.

  • Dilatação:

Para que o bebê tenha espaço para passar pelo canal de parto, acontece então a dilatação do colo do útero e do canal de parto. A dilatação pode ser confirmada pelo médico ou enfermeiro ao realizar o toque vaginal.

  •  Rompimento da bolsa:

A perda de líquido é o 1º sinal de que a bolsa que envolve o bebê estourou, ou furou. A saída de líquido pode acontecer de uma só vez ou ir saindo aos poucos, à cada contração. Se o líquido for claro e sem cheiro a mulher não precisa se preocupar, mas se estiver com sangue deve contactar o seu médico o quanto antes ou ir para o hospital imediatamente.

Quando deve ir ao hospital

Se você já detectou que está em trabalho de parto deve saber a hora certa de ir para o hospital para ter o bebê. Faça o seguinte:

  • Marque 10 minutos no relógio;
  • Observe se a barriga fica muito dura (contração) 2x dentro desse período;
  • Se há 2 ou mais contrações nestes 10 minutos, vá imediatamente para o hospital.

Quanto tempo demora o trabalho de parto

Quando se trata da 1ª gravidez o trabalho de parto pode demorar de 8-12 horas, mas quando se trata de uma 2ª, 3ª ou 4ª gravidez, o tempo de trabalho de parto pode ir diminuindo e o bebê pode nascer em 4-8 horas.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!