Gravidez

Alimentação na Gravidez: o que comer e o que evitar?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A mulher grávida pode comer alimentos saudáveis e evitar alimentos muito gordurosos ou que possam prejudicar a sua saúde ou a do bebê. Indicamos aqui como fazer uma alimentação saudável para uma gravidez tranquila.


Coma de forma saudável

A gestante pode comer um pouco de tudo, são permitidos alimentos de todo grupo alimentar, mas é preciso estar atenta a pequenas ‘armadilhas’ que podem surgir no dia a dia. Uma salada pode parecer saudável, mas se não for imune à toxoplasmose pode ser arriscado comer salada fora de casa. Se já fez esse teste e já teve toxoplasmose ou está imune, tudo bem, pode comer salada crua em qualquer lugar, caso contrário, somente em casa, lavando muito bem os alimentos.

Peixe também parece ser uma opção saudável, mas nem todo o peixe é bem-vindo nessa fase. Peixes que contém muito mercúrio, como peixe-espada, atum, cavala e agulha são contraindicados, e também os pratos com peixe cru, como sushi, devem ficar de fora.

Outros exemplos de peixes com altas concentrações de mercúrio são: tubarão, corvina, bacalhau, robalo e atum e por isso devem ser evitados durante a gestação.

Coma com Moderação

Alimentos fritos, empanados ou pratos muitos gordurosos feitos com massa folhada ou azeite de dendê podem ser indigestos e causar azia ou má digestão, por isso vá com calma nestas escolhas. Prove um pedacinho e veja como o seu corpo reage, alguns dias podem ser mais atribulados que outros.

Açúcar também deve ser evitado, assim como os aspartames, prefira os alimentos menos doces e não adicione açúcar refinado ao suco, leite, iogurte natural e verifique sempre no rótulo dos alimentos a quantidade de açúcar que possui. Cuidado redobrado se desenvolver diabetes gestacional. Balas, doces e chocolate também devem ser evitados.

Coma à Vontade

Na verdade, os alimentos mais saudáveis são os vegetais, frutas, legumes e verduras de cultivo biológico ou orgânico, livre de toxinas e agrotóxicos. Um prato de legumes grelhados, assados, salteados temperados com sal, pimenta-preta e azeite, além de saudável é muito nutritivo.

A grávida também precisa de uma dose maior de ferro, os alimentos verde-escuro são ricos e também o feijão, beterraba e as carnes vermelhas. A simples combinação de arroz com feijão-preto já é rico em ferro e é uma boa fonte de proteína, também muito importante nessa fase.

O que a Grávida pode beber?

A melhor opção é sempre água, fresca, natural, com um pouco de limão ou umas gotas de hortelã são sempre a melhor pedida porque hidrata da forma correta e não altera o açúcar no sangue, mas uma taça de vinho tinto uma vez ou outra também não fazem mal à saúde, pelo contrário. Os sucos de fruta natural não são as piores opções, mas como não tem tantas fibras como comer uma peça de fruta, também deve ser de consumo esporádico.

Grávida pode tomar café?

Pode, mas não deve exagerar. Estima-se que até 4 xícaras de café preto por dia não sejam maléficas, especialmente se a mulher já estava habituada a tomar café antes de engravidar. O descafeinado pode ser uma opção viável. Chá-preto, coca-cola, pepsi e chocolate amargo também devem ser evitados, já que também contém muita cafeína.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!