Saúde Infantil

7 Doenças Infantis mais Frequentes

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

É muito comum as crianças ficarem doentes, principalmente nos primeiros anos de vida, porque o seu sistema imunitário ainda está em formação. Uma boa alimentação e manter as vacinas em dia, são as melhores estratégias para evitar que as crianças fiquem doentes. Indicamos aqui as doenças mais comuns na infância:


1. Gripe – Resfriado: Seguramente as doenças mais comuns de todas são as gripes e os resfriados. Os resfriados afetam as vias aéreas superiores e não atingem os pulmões, enquanto que na gripe, há febre e catarro dentro dos pulmões, havendo necessidade de mais atenção. Para evitar, deve manter-se a criança sempre vestida de forma adequada à temperatura e evitar locais muito fechados com pouca renovação de ar;

2. Infecção de garganta: A dor de garganta intensa, que dificulta engolir é bastante comum, estando relacionada com vírus. Embora seja passageira, o médico pode recomendar xaropes antibióticos e nos casos mais graves, injeção de penicilina;

3. Infecção de ouvido: A otite é bastante comum nas crianças pequenas, com menos de 1 ano de idade. Os bebês que tomam mamadeira ou que mamam deitados são mais afetados, porque o hábito de engolir o leite estando deitado, pode fazer com que este vá para os canais auditivos (já que a garganta, nariz e ouvidos estão anatomicamente ligados) causando infecção. Também se recomenda tomar antibióticos por 5 a 10 dias indicados pelo pediatra;

4. Infecção urinária: Não acontece em todas as crianças, mas pode afetar uma grande quantidade delas, principalmente quando a criança não tem o hábito de beber bastante água e quando não usa calcinha ou cueca e senta no chão, por exemplo.

5. Diarreia: Pode estar relacionada com algum alimento impróprio para o consumo ou pelo nascimento dos dentes, a diarreia é um sintoma comum, relacionado com várias doenças. Deve contactar-se o médico se a criança apresentar diarreia por mais de 24 horas e se houver febre, imediatamente.

6. Alergia na pele: Quase toda criança por mais saudável que seja, em algum momento apresenta uma feridinha ou uma coceira na pele. Isso pode acontecer porque ela encostou em alguma planta, como urtiga ou outra que cause reação, em algum bichinho diferente ou porque tem mesmo tendência a ter alergia e a simples troca do sabão em pó, pode ser suficiente para danificar a pele.

7. Conjuntivite: Olhos vermelhos, remelentos e colados pode ser sinal de conjuntivite, uma doença bastante comum causada por vírus ou bactérias, extremamente contagiosa, sendo normal a criança ficar com os 2 olhos afetados. Limpar com soro é o mais indicado, mas o médico pode receitar outro remédio em forma de pomada para aplicar nos olhos, nos casos mais graves ou quando demora muito para sarar.

Outras doenças virais bastante comuns são a catapora (varicela), sarampo, caxumba e meningite, sendo que para todas elas existem vacinas que podem proteger a criança e toda comunidade escolar. Embora as vacinas não protejam 100% dessas doenças, elas diminuem consideravelmente o risco da criança ser contaminado. Esse cuidado é especialmente indicado para proteção das crianças que nascem mais frágeis, com algum problema de saúde crônico, de difícil resolução e que podem ficar gravemente afetadas por uma simples catapora.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!