A vacina para a Covid-19 tem vindo a ser administrada de forma faseada a toda a população mundial. Em Portugal, chegou o momento da vacinação dos mais novos, nomeadamente adolescentes entre os 12 e os 15 anos. Saiba como se processa a vacinação dos adolescentes, os principais cuidados a ter e os direitos como pais.
1. O que é a vacinação para adolescentes?
O processo de vacinação de adolescentes é o mesmo que o utilizado para os adultos. Em princípio, serão administradas as mesmas vacinas que estão em uso para jovens e adultos.
Inicialmente, a DGS apenas recomendou a vacinação de adolescentes com problemas de saúde. No entanto, após a verificação de alguns relatórios com dados de vacinação de jovens na União Europeia e nos Estados Unidos, a vacinação foi alargada a todos os adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos.
2. Sou obrigado a vacinar o meu filho?
Legalmente, a vacinação não é obrigatória para crianças e adolescentes. Ou seja, como pai ou tutor de um adolescente com idade entre os 12 e os 15 anos não tem de o submeter à vacina Covid-19.
No entanto, a Direção-geral da Saúde (DGS) aconselha a vacinação, pois, nesta idade, também é possível ser infetado pelo SARS-CoV-2 e experimentar sintomas leves ou mesmo graves da doença.
3. O que devo fazer para vacinar o meu filho?
O processo de vacinação de adolescentes entre os 12 e os 15 anos já está em marcha: inicia a 21 de Agosto e estará terminado a 19 de Setembro. O coordenador responsável pela vacinação contra a Covid-19 mencionou que o objetivo é vacinar os adolescentes dos 14 aos 15 anos no fim de semana de 21 e 22 e, no fim de semana seguinte – dias 28 e 29, os adolescentes de 12 e 13 anos.
Se pretende que o seu filho adolescente receba a vacina, já pode proceder ao auto agendamento a partir do dia 12 de agosto. O processo é simples, apenas tem de aceder ao site da vacinação, preencher a informação pedida (data de nascimento, data e local de vacinação) e aguardar pelo sms enviado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ao marcar a data, lembre-se que o local onde vai receber a primeira dose da vacina será o mesmo da segunda dose. A marcação da segunda dose da vacina é feita automaticamente pelo sistema, prevendo-se que:
- os adolescentes entre os 14 e 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 21 e 22 de agosto sejam inoculados com a segunda dose no fim de semana de 11 e 12 de setembro;
- os adolescentes entre 12 e 13 anos que forem vacinados com a primeira dose em 28 e 29 de agosto sejam inoculados com a segunda dose no fim de semana de 18 e 19 de setembro.
4. Quais os efeitos secundários da vacinação em adolescentes?
Os efeitos secundários mais comuns em adolescentes são os mesmos sentidos pelas pessoas de outras idades: dor, inchaço no braço onde a vacina foi administrada, sensação de cansaço, dores de cabeça e dores musculares, calafrios, febre e náusea.
Se o seu adolescente tiver estes sintomas, o aconselhado é tomar paracetamol ou ibuprofeno após a vacina para sentir alívio, exceto se tiver algum problema de saúde específico. Muito importante que consulte o médico que acompanha o seu filho, antes de lhe dar qualquer tipo de medicação!