Saúde Infantil

O que é Icterícia Neonatal e como se trata?

Escrito por Marcelle da Costa

A icterícia é uma situação que acontece nos primeiros dias de vida do bebê, ainda no hospital, onde este aparenta estar com a pele com uma coloração bastante amarelada. Trata-se de uma situação relativamente comum e simples de tratar, por isso os pais não precisam ficar muito preocupados.


A icterícia nos bebês prematuros é mais pronunciada e demora mais tempo para desaparecer

Sinais de icterícia

  • Pele, olhos e mucosas amareladas

O médico observa estes sinais, pelo simples fato de olhar para o bebê, não havendo necessidade de realizar nenhum exame específico.

Como se trata

O tratamento da icterícia neonatal é bastante simples e é feito colocando o bebê num berço próprio com uma luz que incide diretamente sobre ele, um procedimento chamado fototerapia. É necessário que fique ali em todo tempo, até que a coloração amarelada vá diminuindo pouco a pouco. Geralmente usa-se o espectro de luz azul (450 nm) porque tem maior penetração na pele, tornando- se mais rápida a descida dos níveis de bilirrubina. O fato de mamar no peito também acelera este processo, fazendo com que o bebê se recupere mais rápido, por isso a mãe deve amamentar de 8-12 vezes por dia.

Já o tratamento para os bebês prematuros com icteícia é mais delicado, pois para estes não existe um consenso médico sobre que protocolo seguir. A fototerapia é contraindicada para bebês que nasceram com menos de 35 semanas de gestação.

O bebê desenvolve a icterícia, que é a cor amarelada, devido ao fato de acumular enzimas hepáticas, devido ao fígado e o intestino ainda não estarem completamente desenvolvidos.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!