Linguagens de Amor

Qualidade de Tempo: linguagem de amor que implica atenção exclusiva!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Qualidade de Tempo é uma das cinco linguagens de amor em que o tempo exclusivo é o principal protagonista. Embora pareça relativamente simples, este tipo de linguagem de amor não se resume apenas a tempo, mas a atenção. Passar tempo juntos, dando atenção específica à pessoa, fazer atividades significativas em conjunto é o deleite das pessoas com esta linguagem de amor.


Pessoas com esta linguagem de amor reagem muito bem a atividades em conjunto significantes, mas muito mal a tempo dividido. Aliás, passar tempo partilhado com televisão, telemóvel ou outras tarefas têm o efeito contrário ao pretendido!

A pessoa sente-se verdadeiramente amada quando é o centro das atenções no tempo em que estão juntos. Por outro lado, o cancelamento frequente de atividades em conjunto ou o jantar fora, mas prestar mais atenção ao telemóvel, faz com que o tanque esvazie e a pessoa não se sinta amada.

Como Demonstrar Amor

Para expressar amor a pessoas com este tipo de linguagem, deve ter em atenção estes pontos:

  • Planeie o tempo: ser deliberado na preparação do tempo em conjunto, faz a pessoa sentir-se especial e claro amada!
  • Esteja presente: é fácil estar presente fisicamente, mas, às vezes, a mente viaja. Por isso, foque a sua atenção na pessoa e livre-se das distrações!
  • Seja afetuoso: um sorriso ao olhar para a pessoa, um abraço carinhoso…demonstram atenção e amor, naturalmente!

Exemplos de Qualidade de Tempo

Da mesma forma que uma língua tem especificidades, a qualidade de tempo também apresenta diversas facetas, a que Gary chama de dialetos, pequenas variáveis dentro desta linguagem de amor:

Tempo junto significativo
Passar tempo em conjunto dedicando atenção à pessoa, sem partilhar  a atenção com outras atividades e/ou pessoas. Por exemplo, uma conversa de 15 min sobre o dia quando chega a casa,  jantar fora para celebrar uma data especial ou uma etapa alcançada ou simplesmente tirar um fim de semana só para relaxar e usufruir da companhia.

Conversa de qualidade
Significa conversar olhos nos olhos, partilhar emoções, sentimentos, sonhos…sem interrupções. Reservar momentos na agenda para simplesmente conversar, com a mente tranquila ou surpreender numa hora de almoço prolongada, são alguns exemplos.

Atividades de Qualidade
Partilhar atividades em conjunto, como hobbies ou simplesmente um percurso pela natureza, são suficientes para encher o tanque e a pessoa sentir-se verdadeiramente amada pelo outro.

Teste de Linguagens de Amor

As linguagens de amor são a forma como comunicamos ao nível emocional. Todos manifestamos e recebemos amor através das cinco linguagens de amor, sendo que uma ou duas destacam-se e são a forma como nos sentimos realmente amados, desejados e valorizados.

Saber qual é a linguagem de amor é uma ferramenta que vai revolucionar a forma como se relaciona em família – entre marido e mulher e entre pais e filhos – com os amigos e mesmo no local de trabalho!

Faça o teste de linguagens de amor e descubra a sua e de toda a sua família!

Faça o Teste das Cinco Linguagens de Amor!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!