Linguagens de Amor

Palavras de Afirmação: linguagem de amor onde os elogios são fundamentais!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

As Palavras de Afirmação são uma das cinco linguagens de amor, do conhecido autor Gary Chapman. Para a pessoa que tem esta linguagem de amor as palavras são fundamentais, podendo servir para levantar ou derrubar a pessoa por completo.


Pessoas, cuja linguagem de amor são as palavras de afirmação, sentem-se amadas e valorizadas quando escutam palavras elogiosas acerca do seu carácter e das suas acções.

No entanto, a sua auto estima e sentido de amor próprio será abalado, se receberem críticas ou palavras insultuosas com frequência. Literalmente uma palavra pode fazê-las alcançar coisas/subir montanhas ou deprimi-la a ponto de as fazer duvidar delas próprias.

Esta não é a sua linguagem de amor? Saiba mais sobre as 5 Linguagens de Amor de Gary Chapman.

Exemplos de Palavras de Afirmação

Segundo Chapman, as pessoas com esta linguagem de amor precisam de escutar palavras de apreciação sinceras e verdadeiras. Desta forma, sentem-se amadas e verdadeiramente valorizadas. E como as palavras têm muito peso, um simples te amo faz milagres. Melhor ainda, se incluir as razões por trás do amor, por exemplo, te amo porque és tão motivada para ajudar os outros!

Da mesma forma que uma língua tem especificidades, as palavras de afirmação também apresentam diversas facetas, a que Gary chama de dialetos, pequenas variáveis dentro desta linguagem de amor:

Elogios Verbais
Na realidade elogios são uma forma de demonstrar admiração por aquilo que cada pessoa é ou faz. Convém referir que os elogios devem ser genuínos e específicos. E sempre que possível referentes também às tentativas e não apenas aos resultados.

“Sabes mesmo pentear-te!”
“O bolo que fizeste ontem é digno do masterchef!”

Palavras de Encorajamento
Encorajamento significa “inspirar confiança”. Muitas vezes o que está em causa não é a capacidade, mas sim a insegurança. A pessoa está insegura e precisa de uma dose de confiança, por isso as palavras são muito importantes:

“Estou orgulhosa do teu percurso, a entrevista vai correr bem!”
“Treinaste o mês inteiro, vais conseguir correr!”

Palavras Amáveis
Claro que amar através das palavras implica dizer boas coisas, mas acima de tudo é necessário usar o tom certo. Pode dizer amo-te e soar exatamente o oposto!

Teste de Linguagens de Amor

As linguagens de amor são a forma como comunicamos ao nível emocional. Todos manifestamos e recebemos amor através das cinco linguagens de amor, sendo que uma ou duas destacam-se e são a forma como nos sentimos realmente amados, desejados e valorizados.

Saber qual é a linguagem de amor é uma ferramenta que vai revolucionar a forma como se relaciona em família – entre marido e mulher e entre pais e filhos – com os amigos e mesmo no local de trabalho!

Faça o teste de linguagens de amor e descubra a sua e de toda a sua família!

Faça o Teste das Cinco Linguagens de Amor!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!