Linguagens de Amor Parentalidade

Como descobrir a Linguagem de Amor do seu filho?

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Descobrir a linguagem de amor primária dos seus filhos não é um processo complicado, apenas é necessário prestar atenção aos pedidos que a criança faz ou às reclamações que expressa frequentemente. Por exemplo, se a criança verbaliza várias vezes “gosto mesmo de ti” ou outras expressões carinhosas, a linguagem de amor primária poderá ser palavras de afirmação.


O que são as 5 Linguagens de Amor?

Resumidamente, as linguagens de amor são a forma como cada um de nós comunica ao nível emocional. Da mesma forma que os adultos, as crianças expressam amor e sentem-se amadas através das cinco linguagens de amor. No entanto, existe uma que se destaca, que preenche completamente o coração das crianças. Estas são as linguagens de amor específicas da criança, que as fazem sentir realmente amadas, desejadas e valorizadas.

Se as necessidades emocionais da criança estão satisfeitas, sente-se verdadeiramente amada, vê a vida de forma bela e alegre, o que se traduz positivamente no seu comportamento. Por outro lado, se não se sente amada, o mundo da criança parece muito escuro, sem luz ao fim do túnel! É por esta razão que falamos sobre a importância das linguagens de amor, para que possa amar os seus filhos de forma intencional e constante, para atinjam todo o seu potencial.

De acordo com Gary Chapman, as cinco linguagens de amor são as seguintes:

Como identificar a Linguagem de Amor das crianças?

A forma mais fácil é fazer o teste de linguagens de amor que disponibilizamos no educamais. Mas é possível identificar a linguagem de amor do seu filho, simplesmente observando o seu comportamento:

  1. preste atenção à forma como a criança demonstra amor, porque a tendência é que expresse amor da mesma forma que precisa ser amada;
  2. escute os pedidos frequentes da criança;
  3. atente para as reclamações que a criança faz com regularidade.

Estas são algumas dicas que podem ajudar a identificar a linguagem de amor primária dos mais novos:

Palavras de Afirmação
Se o seu filho sorri sempre que é elogiado ou verbaliza várias vezes “gosto mesmo de ti” ou outras expressões carinhosas, pode ser indicativo de que aprecia palavras de afirmação.

Qualidade de Tempo
Se os olhos dos mais pequenos brilham quando brinca com eles ou constantemente expressam desejo de mostrar alguma coisa que fizeram ou de ir passear, pode ser indício de qualidade de tempo.

Receber Presentes
O seu filho lembra-se sempre de quem lhe dá os presentes? Ou reclama quando não traz nada de especial para ele quando chega a casa? Ou ainda tem dificuldade em desprender-se de objetos que tenha recebido (mesmo que não brinque com eles)? Provavelmente indica que a linguagem primária de amor é receber presentes significativos.

Atitudes de Serviço
O seu filho aprecia particularmente que faça pequenas coisas por ele, como apertar os atacadores ou arranjar um brinquedo partido? Isto  são sinais indicadores de que a linguagem de amor da criança poderá ser atitudes de serviço.

Toque Físico
Quando chega a casa, o seu filho vem a correr e agarra-se à sua perna? Gosta de massagens ou tende a estar sempre em cima dos pais? – pode ser toque físico.

Faça o teste de linguagens de amor, que pode ajudar a descobrir a linguagem primária de amor dos seus filhos. Depois é só amar, amar e amar do jeito específico da criança! Pronto para a aventura?

Faça o Teste das Cinco Linguagens de Amor!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!