Linguagens de Amor

Linguagens de Amor: 5 formas de demonstrar afeto!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Sentir-se amado e valorizado é uma das principais necessidades emocionais do ser humano, seja na idade infantil ou em adulto. Por isso, falamos sobre as cinco linguagens do amor e como estas podem afetar a forma como damos e recebemos amor.


Garantimos que é uma ferramenta que vai revolucionar a forma como se relaciona em família – entre marido e mulher e entre pais e filhos – com os amigos e mesmo no local de trabalho!

O que são as 5 Linguagens de Amor?

De forma simples, as linguagens de amor são a forma como comunicamos ao nível emocional. Todos manifestamos e recebemos amor através das cinco linguagens de amor, sendo que uma ou duas destacam-se e são a forma como nos sentimos realmente amados, desejados e valorizados.

Para percebermos melhor este conceito, vamos pensar em duas pessoas de países diferentes: uma portuguesa e uma inglesa. Para efetivamente comunicarem têm de falar a mesma língua, senão a comunicação torna-se impossível. Da mesma forma, para nos sentirmos verdadeiramente amados, temos de receber amor na nossa linguagem de amor primária.

As Linguagens de Amor são importantes?

Sim, extremamente importantes! Sentir-se amado e valorizado é essencial para atingir o potencial máximo do ser humano! Quando as necessidades emocionais não estão satisfeitas, sentimo-nos infelizes, rejeitados e tendemos a achar que não temos nada de positivo para contribuir. É o que chamamos de “balde vazio”, ou seja,  quando não recebemos amor na nossa linguagem primária, o nosso balde vai esvaziando.

Precisamos de receber amor na nossa linguagem de amor, de forma constante, para que o balde esteja sempre cheio e tenhamos a capacidade de atingir o nosso potencial e amar os outros ao nosso redor. Ao identificarmos as linguagens de amor do nosso companheiro e dos nossos filhos, estamos a contribuir positivamente para a autoestima e bem-estar emocional de cada membro da família.

Quais são os Tipos de Linguagens de Amor?

De acordo com Gary Chapman, as cinco linguagens de amor são as seguintes, apresentadas sem ordem de importância:

Palavras de Afirmação

Esta linguagem expressa o amor de forma verbal, ou seja, a pessoa sente-se amada ao ouvir elogios. As palavras têm muito peso para as pessoas que têm esta linguagem de amor como principal. Um simples te amo faz milagres.

Por outro lado, comentários negativos ou insultuosos, podem magoar seriamente e ficar na mente da pessoa por longo tempo.

Estes são alguns exemplos de frases muito importantes para este tipo de linguagem de amor:

  • Esse vestido fica-te mesmo bem!
  • Fazes-me sempre rir!
  • O teu sorriso é tão bonito!
  • Tenho tanto orgulho da tua pessoa!

Saiba mais sobre palavras de afirmação!

Qualidade de Tempo

Neste tipo de linguagem de amor, o mais importante é a atenção total, não dividida com mais nada! Ou seja, a pessoa sente-se verdadeiramente amada quando é o centro das atenções no tempo em que estão juntos com quem amam. Na prática, isto quer dizer que, a pessoa com esta linguagem de amor precisa de tempo junto exclusivo, sem distrações.

O cancelamento frequente de atividades em conjunto ou o jantar fora, mas prestar mais atenção ao telemóvel, faz com que o tanque esvazie e a pessoa não se sinta amada.

Estes são alguns exemplos de tempo de qualidade, muito importante para este tipo de linguagem de amor:

  • Tirar 10 minutos no fim do dia para conversar, olhos nos olhos;
  • Cozinhar juntos;
  • Tirar um fim de semana só para relaxar e usufruir da companhia;
  • Fazer puzzles ou jogos em conjunto.

Saiba mais sobre qualidade de tempo!

Receber Presentes

Embora possa parecer, esta linguagem de amor não está relacionado com gastar dinheiro em prendas, mas sim na intencionalidade da compra. A pessoa sente-se amada e apreciada com um presente significativo e pensado.

Por outro lado, se as pessoas com este tipo de linguagem de amor nunca receberem nada em momentos especiais ou simplesmente porque sim, sentem-se magoadas e desvalorizadas.

Estes são algumas ideias de presentes, muito importantes para este tipo de linguagem de amor:

  • oferecer uma flor ao fim do dia;
  • comprar o chocolate ou gelado favorito;
  • preparar a bebida que mais gosta;
  • fazer algo pessoal de uso diário (por exemplo, um porta-chaves).

Saiba mais sobre receber presentes!

Atitudes de Serviço

A expressão “ações falam mais do que palavras” foi, certamente, inventada por uma pessoa com esta linguagem de amor! Basicamente, a pessoa sente-se amada pelas pequenas atitudes práticas feitas a seu favor ou a pensar no seu bem-estar.

Muito importante realçar que todas as ações deve ser feitas como uma expressão de amor, se forem realizadas apenas por obrigação, a pessoa não se vai sentir amada, pelo contrário!

Assumir algumas tarefas com o propósito de melhorar o dia a dia da pessoa ou terminar um projeto parado, são algumas sugestões, muito importantes para este tipo de linguagem de amor.

Saiba mais sobre atitudes de serviço!

Toque Físico

Para as pessoas com esta linguagem de amor, nada é mais marcante do que um contacto físico. Elas sentem-se mais conectados, seguros e amados quando recebem um abraço, andam de mãos dadas ou outro gesto físico.

Saiba mais sobre toque físico!

Teste de Linguagens de Amor

Agora que falamos sobre o que são as cinco linguagens de amor, a sua importância para nós e para os nossos relacionamentos, que tal fazer o teste online para saber qual a sua linguagem de amor e da sua família?

Faça o Teste das Cinco Linguagens de Amor!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!