Gravidez

Gravidez: 5 exercícios para aliviar as dores nas costas

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Durante a gravidez é normal que a mulher sinta dores nas costas, especialmente após as 20 semanas, quando a barriga começa a crescer muito e a pesar. Nesse caso, além de diminuir o ritmo frenético da vida e se dedicar a um momento mágico da vida, você pode praticar alguns exercícios que promovem o relaxamento muscular aliviando este desconforto, como:


1.Caminhada regular

15 minutinhos de caminhada para começar a se exercitar já deve melhorar a circulação sanguínea, melhorar a respiração e o promover o bem-estar. Aproveite o momento para contemplar a natureza, fazendo deste um momento relaxante, que fará bem ao corpo e à mente.

2. Hidroginástica

Se você mora perto do mar ou do rio, fica mais fácil, mas senão pode procurar um local onde seja possível praticar hidroginástica. Dentro da água a barriga vai parecer mais leve e será mais fácil realizar exercícios. Você pode usar pesinhos ou usar apenas o peso da água para criar uma maior resistência muscular.

3. Pedalar

Enquanto for possível, você pode andar de bicicleta, 20 minutos por dia já é suficiente para alongar os músculos das costas e você vai se sentir melhor em poucas semanas.

4. Alongamentos

Deitar de barriga para cima e elevar as pernas, abraçando-as é uma excelente forma de relaxar os músculos e combater a dor nas costas. Inclinar o corpo para a lateral também é uma forma excelente.

5. Gato arrepiado

Fique na posição de 4 apoios (joelhos e mãos no chão). Erga suas costas para cima, como se quisesse ver o seu próprio umbigo e fique nessa posição enquanto conta até 20. Depois faça o movimento contrário: curve suas costas, incline sua cabeça para trás e empine o bumbum. Conte até 20.

Praticar estes exercícios de forma regular é uma ótima estratégia para se manter ativa e saudável durante a gravidez, eliminando os desconfortos típicos desta fase. Confira os exercícios que são contraindicados, e que por isso, não são recomendados na gravidez.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!