Gravidez

Gravidez: cuidados que deve ter no 2º trimestre

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

No 2º trimestre de gravidez (entre as 13 e 26 semanas) começa a fase mais tranquila para a grande maioria das mulheres. Os enjôos passam, o susto de saber da gravidez também e a barriga ainda não causa grande desconforto. Mas ainda assim são necessários cuidados para que tudo corra bem:


1.Alimentação na gravidez

Sempre que possível evite frituras e comidas muito pesadas, prefira alimentos saudáveis ricos em nutrientes para ajudar no bom desenvolvimento do bebê, como saladas, legumes (crus, cozidos , assados ou grelhados), vegetais, ovos, carnes magras, carnes brancas. Tenha cuidado com o excesso de sal e de açúcar. O sal demais pode causar hipertensão e o açúcar à mais, diabetes. Coma em pequenas porções várias vezes ao dia, assim você evita a azia e má digestão.

2. Sexo na gravidez

Para quem tem uma relação estável e monogâmica fica mais fácil e tranquilo, caso contrário, é imprescindível o uso de camisinha em toda relação sexual para evitar o risco de uma DST, como clamídia, tricomoníase, gonorreia e outras que podem afetar negativamente o bebê. Muitas mulheres dizem que o sexo na gravidez é melhor e isso se deve ao fato da região vaginal estar mais húmida e com melhor irrigação sanguínea.

3. Consultas regulares

Toda gestante precisa de fazer consultas regulares, nesta fase ainda serão 1 por mês. Os exames do 2ª trimestre incluem:

  • Exame da sífilis e toxoplasmose;
  • Glicemia de jejum e exame de tolerância à glicose;
  • Ultrassom obstétrico morfológico para ver os órgãos fetais.

O médico pode ainda solicitar outros que ache necessário, dependendo da sua idade e histórico de saúde.

4. Preparação para o parto

Durante o pré-natal a gestante também pode se preparar para o parto normal e para os primeiros cuidados com o bebê. As aulas são realizadas semanalmente e incluem exercícios para o pavimento pélvico e dicas para alívio da dor, além de ensinar as recente-mães de como dar banho, amamentar o bebê e cuidar de sua higiene.

Os cuidados que indicamos no 1º trimestre de gestação ainda devem ser seguidos. Relembre quais são os cuidados que toda gestante deve ter no início da gravidez.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!