Existem três tipos de Daltonismo: acromático, dicromático e tricomátrico dependendo da localização do defeito visual ou de quais as cores que o indivíduo não consegue identificar.
Tipos de Daltonismo
É possível identificar diferentes tipos de Daltonismo conforme a localização do defeito visual, quer dizer, se ocorre nos cones vermelhos, verdes ou azuis.
O tipo de Daltonismo acromático permite apenas ver preto, branco e cinzento. Os tipos dicromático e tricomático apresentam dificuldades na identificação das cores: vermelho, verde ou azul.
Daltonismo Acromático
O Daltonismo Acromático ou Monocromático, é o tipo de daltonismo mais raro. A criança, jovem ou adulto apenas vê preto, branco e cinzento, sendo totalmente cegos no que diz respeito às cores.
Isto acontece porque os cones do olho não funcionam bem e a única fonte de informação visual são os bastões que apenas diferenciam luz de escuridão. Neste tipo de daltonismo pode existir pobre acuidade visual e aversão à luz brilhante.
Daltonismo Dicromático
A criança, jovem ou adulto com Daltonismo Dicromático não tem todos os recetores de cor e por isso não consegue idetificar uma das três cores.
Se o problema for no cone vermelho o daltónico terá dificuldades em identificar a cor vermelha (protanopia), se for no cone verde, não conseguirá perceber a cor verde (deuteranopia) e se o cone azul apresentar uma deficiência (tritanopia) não é possível distinguir a cor azul.
Daltonismo Tricomático
O Daltonismo Tricomático é o tipo mais comum. O daltónico tem todos os recetores de cores, mas um deles não funciona corretamente.
Se existir uma deficiência parcial no recetor vermelho (protanomalia), existirá dificuldades com os tons de vermelho; se a deficiência for no recetor verde (deuteranomalia) terá problemas de identificação da cor verde e se o recetor azul (tritanomalia) não funcionar perfeitamente, identificar os tons azuis será uma tarefa complicada.
Faça o teste para saber se é daltónico e leia os diversos artigos relevantes sobre este tema.