O Daltonismo, medicamente chamado de discromatopsia ou discromopsia, é uma incapacidade de ver a cor ou distinguir as cores em condições normais, normalmente o verde e o vermelho. Por exemplo, um daltónico pode ter dificuldade em distinguir as cores de um semáforo.
Também apelidado de deficiência de visão das cores, o Daltonismo é considerado a doença genética mais comum entre os humanos, afetando cerca de 8% a 10% dos homens. É muito mais frequente nos homens do que nas mulheres porque está associada ao cromossoma X. Há apenas uma menina daltónica para cada 10 meninos.
O nome daltonismo surgiu com o químico e matemático John Dalton que dedicou a sua vida a investigar este transtorno visual. Normalmente o transtorno é leve e passa despercebido, no entanto em casos mais agudos pode originar problemas sérios pessoais, escolares e laborais.
A criança, jovem ou adulto com daltonismo apresenta uma diminuição da capacidade de ver a cor ou percecionar as diferenças de cor em condições normais de iluminação. O indivíduo com visão normal pode identificar e distinguir cerca de 150 tons de cores diferentes, no entanto o daltónico não consegue criar tantas misturas de cores.
Tipos de Daltonismo
Existem três tipos de Daltonismo: acromático, dicromático e tricomátrico dependendo da localização do defeito visual ou de quais as cores que não consegue identificar.
O tipo de Daltonismo acromático permite apenas ver preto, branco e cinzento. Os tipos dicromático e tricomático (tipo de Daltonismo mais comum) apresentam dificuldades na identificação das cores: vermelho, verde ou azul.
Causas de Daltonismo
A causa mais comum para o Daltonismo é uma falha no desenvolvimento nos cones da retina, mas também pode ser causado por lesões na retina ou nervo ótico ou nos neurónios responsáveis pela visão. Diabetes e esclerose múltipla também podem ser possíveis causas do daltonismo.
Tratamento para Daltonismo
O Daltonismo não tem cura, mas existem algumas formas de melhorar o dia a dia de um daltónico: software específico, filtros coloridos, óculos especiais para daltónicos e Color add – um sistema de identificação de cores para daltónicos.
Testes para Identificar Daltonismo
O teste mais conhecido para identificar o Daltonismo é o Teste de Ishihara, que consiste num conjunto de placas para identificar números. Faça o teste de daltonismo online para saber se é daltónico
Famosos com Daltonismo
Existem várias pessoas conhecidas de várias áreas que são daltónicas. Paul Newman, Keanu Reeves e Mark Zuckerberg são alguns exemplos de famosos com daltonismo.
Faça o teste para saber se é daltónico e leia os diversos artigos relevantes sobre este tema.