Saúde Infantil

Como usar o Supositório no Bebê

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O supositório de glicerina deve ser usado no bebê sob indicação do pediatra, com o intuito de amolecer as fezes, fazendo com que o bebê faça cocô mais facilmente, combatendo temporariamente a prisão de ventre infantil. Ele é comprido e fino, com um formato mais anatômico, que não machuca o bebê.


Como colocar Supositório

Para colocar o supositório no bebê os pais ou cuidadores devem deixar o bebê nu, deitá-lo de barriga para cima, elevar suas pernas e introduzir o supositório, cuidadosamente, no ânus do bebê. Nos bebês muito pequenos pode-se introduzir apenas metade do supositório e segurar a parte final por alguns minutos, até que o bebê evacue.

O efeito do supositório de glicerina pode ser observado cerca de 15 à 30 minutos depois de ter sido introduzido.

O uso do supositório infantil só deve ser realizado sob indicação médica, porque o uso indevido pode prejudicar o bebê, prolongando a prisão de ventre. É recomendado colocar apenas 1 supositório por dia.

Outras estratégias para soltar o intestino do bebê

Se o supositório não fizer efeito para ajudar a limpar o intestino é importante:

  • Oferecer mais água ao bebê;
  • Apostar nos sucos com ação laxante: mamão com laranja;
  • Dar iogurte natural, sem açúcar;
  • Massagear a barriga do bebê.

O leite materno ajuda a soltar o intestino, enquanto que a mamadeira com leite em pó pode deixar as fezes mais ressecadas, dessa forma, sempre que possível o bebê deve ser amamentado. As papinhas com aveia são mais indicadas, do que as de farinha láctea e o bebê precisa de movimento corporal para que o intestino funcione melhor.

Posso comprar supositório por conta própria?

Apesar de ser possível comprar supositório na farmácia mesmo sem receita médica não é recomendado seu uso sem indicação médica porque como todo medicamento pode ser prejudicial ao bebê. Antes de pensar no supositório deve-se investir em outras estratégias naturais para soltar o intestino do bebê.

Se o bebê ficar mais de 3 dias, sem fazer cocô, é indicada uma consulta médica. Embora não seja muito comum, a prisão de ventre infantil pode estar relacionada com situações mais graves, como  a obstrução intestinal e este tipo de medicamento não deve ser usado em caso de sangramento pelo intestino.

Atividades que podem ajudar a soltar o intestino do bebê

O movimento corporal aumenta a circulação sanguínea e estimula o esvaziar do intestino. Os pais ou cuidadores podem realizar algumas brincadeiras com o bebê para que isso aconteça, como por exemplo deitar o bebê de barriga para cima e dobrar suas perninhas, pressionando a região inferior da barriga. Se o bebê já conseguir engatinhar, este deve ser deixado à vontade para explorar o espaço onde está, desde que sob a atenção de um adulto. Basicamente, quando mais movimento, melhor.

Se é comum a necessidade de usar supositório laxante no bebê, saiba como lidar com a prisão de ventre infantil.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!