Saúde Infantil

Prisão de ventre em bebê

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

A prisão de ventre é quando as fezes ficam duras e ressecadas e tem uma frequência semanal menor que 3 vezes por semana. Isso é mais comum nos adultos, mas também pode afetar o bebê e a criança, devido a alimentação com poucas fibras e pouca água, ou em menor escala por problemas de saúde mais graves. Embora não seja muito frequente a prisão de ventre na criança também pode estar relacionada a causas emocionais.



Uma criança que foi chamada atenção por causa do cocô fora de hora, na calcinha ou na cueca, por exemplo, pode ficar traumatizada e depois ter dificuldade de fazer cocô normalmente.

O hábito de prender o cocô, esperando por um outro momento para evacuar, faz com que as fezes permaneçam mais tempo dentro do intestino, o que faz com que estas fiquem mais ressecadas e sejam mais difíceis de eliminar. Por isso, o ideal é ensinar a criança de que ela deve fazer cocô no momento em que sentir vontade e que não deve esperar mais do que 20 minutos para evacuar.

O bebê e a criança precisam ser devidamente hidratados e alimentados, e isso é responsabilidade dos pais e cuidadores. O bebê e a criança precisam de 5 ou 6 refeições por dia, que deve contar frutas, verduras, legumes, hortaliças e alguma fonte de proteína como ovo, carne, peixe ou leite.

O que fazer para o bebê fazer cocô

As frutas que ajudam a soltar o intestino do bebê e da criança são: mamão, manga, figo, laranja e tangerina e estas podem ser oferecidas em pedacinhos ou em forma de suco. Os vegetais folhosos como couve, brócolis, e legumes como abóbora podem ser usados em forma de sopa ou cozidos e amassados e depois podem ser dados ao bebê para ajudar a soltar o intestino.

Fazer uma massagem na barriga do bebê também ajuda a soltar os gases e melhora a mobilização intestinal. Os pais podem colocar o bebê deitado de barriga para cima, aplicar uma camada de óleo de amêndoa doce, óleo de côco ou creme hidratante na barriga do bebê e massagear com movimentos circulares, especialmente no lado esquerdo do corpo do bebê.

Quando dar remédio para soltar o intestino do bebê

Só deve-se dar remédio para o bebê sob orientação médica. O pediatra pode recomendar um microclister, em forma de supositório que se compra na farmácia, contendo óleo mineral, por exemplo, para limpar o intestino do bebê nos casos mais graves, quando o bebê fica mais de 7 dias sem evacuar.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.