Gravidez

Suplementos Pré-natal: quando começar a tomar?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

É recomendado que a mulher comece a tomar os suplementos quando ela decidir que vai começar as tentativas para engravidar, porque assim garante-se que a futura mamãe está em boas condições de saúde para gerar um bebê mais saudável.


O médico ginecologista ou obstetra poderá indicar a toma do seguintes suplementos:

  • Ácido fólico: mega importante para proteger o bebê de graves problemas neurológicos. Para uma proteção maior recomenda-se que a mulher comece a tomar cerca de 2-3 meses antes de engravidar, devendo tomar ainda nos primeiros 3 meses de gestação;
  • Ferro: um mineral super importante para as hemoglobinas que carregam o oxigênio pelo sangue, sendo indicado para combater a anemia, uma situação muito comum durante a gravidez. Deve-se tomar durante toda gestação, especialmente se a mulher estiver com anemia;
  • Cálcio: para dentes e ossos fortes e contrações musculares saudáveis é super importante a suplementação de cálcio. Assim você diminui o risco de osteoporose já que a demanda para o bebê será maior, e você não fica prejudicada.

É tão comum que as grávidas apresentem deficiências nutricionais durante a gravidez que os médicos já recomendam esta suplementação logo antes dela engravidar, mas nem sempre é assim. Existem médicos mais tradicionais que preferem só sugerir a suplementação quando a mulher já está grávida e apresenta anemia ou diminuição do cálcio.

Até quando devo tomar?

O ácido fólico não precisa ser tomado durante toda gestação, somente no 1º trimestre. O ferro pode-se tomar até que anemia esteja completamente resolvida, o que pode acontecer em 2-3 meses e o cálcio também pode ser tomado até o final da gestação.

Suplementação após o bebê nascer

Após o parto a demanda de cuidar do bebê pode causar extremo cansaço, e a suplementação de ferro pode dar um up nos primeiros meses, mas é verdade que tomar ferro por muito tempo tem efeitos desagradáveis à longo prazo, como fezes escuras e prisão de ventre. Um multivitamínico pode ser mais indicado até os 3 meses do bebê, e à partir daí uma alimentação saudável para os dois, deve ser o ideal.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!