Gravidez

Por que a grávida tem tanto sono?

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

O aumento da progesterona na corrente sanguínea causa o aumento do sono durante a gestação, e é por isso que toda grávida fica mais lenta e tem mais sono, principalmente nos primeiros 4 meses de gravidez.



A sensação de cansaço também é comum nessa fase e o ideal é que a mulher realmente possa ter tempo para descansar, diminuindo seus afazeres no dia a dia. Além de dormir uma boa noite de sono, é indicado dormir também em algum período durante o dia, quando sentir vontade.

Normalmente após as refeições é comum haver um aumento da sonolência, mas para evitar a azia e queimação que podem acontecer por ficar deitada, a gestante deve comer pouco de cada vez e pode tentar descansar ficando recostada na cama, com auxílio de almofadas confortáveis.

Até quando vou sentir tanto sono?

O mais comum é que até as 16 semanas de gestação a mulher fique mais sonolenta, após esse período a necessidade de dormir durante o dia vai diminuindo à medida que os pesadelos durante a noite vão aumentando.

Quantas horas a grávida precisa dormir?

Em média recomenda-se 8-9 horas de sono durante a noite e 2 períodos de cochilo de 20-40 minutos durante o dia, mas isso não é uma regra. O ideal é que a mulher possa atender as necessidades do seu corpo.

Como posso aproveitar para dormir bem?

Ficar lutando contra o sono pode ser irritante. Já que a gestante está com sono, pode aproveitar para ajustar seus afazeres diários inserindo, pelo menos, um cochilo de 20 minutos a seguir ao almoço. Dois períodos de cochilo durante o dia já podem ser suficientes para recuperar a boa disposição, mas se não for possível realizar estas pausas, pode-se tentar aumentar as horas de sono durante a noite.

Como espantar o sono em momentos inoportunos?

Quando é preciso ficar acordada e bastante atenta a gestante pode adotar algumas estratégias como tomar um banho frio e esfregar o corpo com uma esponja, ou fazer uma esfoliação para aumentar a circulação sanguínea. Se não for possível tomar banho, pode ao menos lavar o rosto com água fria, e também a nuca e tomar um café ou coca-cola porque são estimulantes naturais que podem ajudar a manter o estado de alerta.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!