Gravidez Parentalidade

10 Sintomas de gravidez que você não deve ignorar

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Os sintomas de gravidez podem ser notados pelas mulheres mais atentas, ainda antes do atraso da menstruação, mas são muito subtis e passar de forma desapercebida para a grande maioria de nós. Os sintomas mais comuns são:


  1. Mamas mais sensíveis ao toque;
  2. Alterações de humor mais frequentes;
  3. Ligeiro inchaço corporal;
  4. Aumento do sono;
  5. Pode haver dor de cabeça;
  6. Logo que a nidação acontece pode haver um pequeno corrimento cor-de-rosa;
  7. Atraso da menstruação;
  8. Enjoo pela manhã e vómitos;
  9. Aumento do apetite;
  10. Aumento da frequência urinária.

A mulher que apresentar esses sinais e sintomas pode desconfiar que está grávida, mas a confirmação vem somente com a realização de um teste de gravidez, que se compra na farmácia, drogaria e alguns super mercados. Esses testes rápidos são de confiança, e quando mostram resultado positivo, não há erro.

Estou grávida mas não tive nenhum sintoma, é normal?

Sim, nem todas as mulheres apresentam ou se incomodam com os sinais e sintomas típicos da gravidez. Existem muitas que passam por essa fase, sem apresentar os desagradáveis sintomas durante toda gestação, mas desconfie se continuar com sangramento, como se fosse menstruação, porque não é normal menstruar durante a gravidez, sendo preciso buscar ajuda médica para controlar isso.

Tenho sintomas mas meu teste deu negativo, é normal?

Tenha calma. Se o teste deu negativo você pode não estar grávida realmente ou pode ter realizado o teste cedo demais, talvez seja melhor repetir o teste após 7 dias. Se ainda assim o resultado for negativo, os sintomas podem estar relacionados a uma gravidez psicológica, que pode acontecer nas mulheres que tem muito desejo de engravidar, ou muito medo.

Estou grávida, e agora?

Depois de ter certeza que está grávida deve marcar uma consulta com um médico ginecologista ou obstetra para iniciar o pré-natal, que são as consultas regulares que devem ser realizadas durante toda gestação.

Quando o bebê deve nascer?

A gestação dura em média 38 semanas, mas pode chegar até 42 semanas, se a mulher desejar um parto normal, pode-se esperar até essa fase para ver se o trabalho de parto inicia sozinho ou se é preciso induzir com oxitocina sintética, no hospital.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!