Gravidez

Período Fértil: a melhor época para engravidar

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Saber o período fértil é importante para quem deseja engravidar porque as relações sexuais nos dias certos aumentam grandemente as chances da mulher conseguir engravidar.


Embora o período fértil não tenha uma data fixa para todas as mulheres é possível calcular quando ele deve acontecer. Para saber calcular é preciso ter em consideração se o período menstrual da mulher é regular, isto é, se a menstruação vem certinha no mesmo dia, todos os meses (o que é mais raro) ou se a menstruação é irregular, e vem com intervalos mensais de 20, 30, 22, 18, 31, 45 dias…

Como calcular o período fértil

Para calcular primeiro deve anotar numa agenda ou app quando sua menstruação desceu durante 3 meses seguidos. Depois disso, poderá saber se a menstruação é regular ou irregular e qual o seu intervalo.

Se a sua menstruação é regular, fica mais fácil descobrir porque o período fértil acontece exatamente no meio do ciclo menstrual. Para isso deve-se contar como 1º dia do ciclo menstrual, o 1º dia da sua penúltima menstruação e o último dia será o dia anterior última menstruação. Supondo que tenha tido um ciclo de 40 dias, o seu dia mais fértil foi no 20º dia, e o período mais fértil foram os 3 dias antes e depois desse 20º dia, totalizando 7 dias mais férteis.

No caso de menstruação irregular, fica mais difícil saber, mas deve-se observar os intervalos menstruais por 6 meses e então chegar a uma média.

O que fazer para engravidar mais rápido

Mulheres jovens e saudáveis tem maiores chances de engravidar e por isso é aconselhado ter um estilo de vida saudável: estar dentro do peso ideal (porque isso também favorece a ovulação), se alimentar bem com uma alimentação rica em nutrientes e se exercitar regularmente (30 minutos por dia ou 1 hora, 3 vezes por semana).

Além disso deve-se investir nas relações sexuais durante o período fértil, mas caso tenha dificuldade em descobrir qual é o seu período mais fértil pode-se ter relações dia sim, dia não.

Se mesmo ao seguir estes conselhos não conseguir engravidar num período de 1 ano, talvez seja hora de ir ao ginecologista e realizar testes que possam indicar se existe alguma situação que esteja dificultando a gravidez, e se necessário realizar o tratamento mais adequado.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!