Saúde Infantil

O que é Meningite Bacteriana: sintomas e tratamento

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A Meningite Bacteriana é uma doença grave que afeta o sistema nervoso central, mais especificamente as membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal, causando consequências graves como paralisia de algum membro do corpo, atraso no desenvolvimento, surdez ou crises epiléticas, além de outras alterações.


Quais os sintomas?

Os sintomas da Meningite Bacteriana podem surgir de uma hora para outra, quando uma bactéria específica, chamada Neisseria meningitidis (meningococo), pneumococo ou por Haemophilus infuenzae sorotipo B adentra o sistema nervoso, causando:

  • Dor de cabeça muito intensa;
  • Febre alta;
  • Vômito;
  • Mal-estar;
  • Recusa alimentar;
  • Convulsões;
  • Choro frequente;
  • Moleira endurecida.

Nos lactentes os sintomas se manifestam através de pele fria, pontas dos dedos arroxeadas, apatia, irritabilidade se alternam, respiração irregular e icterícia. Sintomas menos comuns incluem: calafrios, tremores, dor abdominal com distensão, secreção no nariz e/ou nos ouvidos.

Ao observar estes sintomas deve-se levar a criança para o hospital, onde serão realizados exames que possam confirmar essa doença e ser realizado o tratamento.

Quem pode ter?

Todas as crianças que ainda não tenham sido vacinas contra a Meningite Bacteriana aos 2, 4 e 6 meses de vida podem sofrer com essa doença. Confira o calendário básico de vacinação.

Como se contamina?

As populações menos favorecidas economicamente tem maiores chances de apresentarem esta bactéria dentro do seu nariz, e podem transmitir de uma pessoa para outra através da secreções nasais. Dessa forma não se recomenda que os bebês que não tenham tomado todas as doses da vacina fiquem muito próximos ou no colo de várias pessoas, para os proteger.

Como a doença aparece?

Ao adentrar no corpo a bactéria irá passar por algumas barreiras de proteção, e por isso, o fato da criança apresentar meningite ou não, vai depender de vários fatores, incluindo a sua imunidade, a virulência, a cepa da bactéria, e da capacidade de retirada desta bactéria da corrente sanguínea. Se os mecanismos de proteção falharem, ao ser contaminada, a criança vai apresentar meningite.

Qual o tratamento adequado?

A criança com Meningite Bacteriana deve permanecer internada no hospital para receber o tratamento realizado com antibióticos durante 7 dias, além de soro na veia.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!