Daltonismo Necessidades Educativas

Mark Zuckerberg é Daltónico!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Mark Zuckerberg é Daltónico, por isso o facebook – rede social media da sua autoria – tem a cor azul! Este empreendedor apresenta dificuldade na distinção das cores vermelhas e verdes, o que dificulta ver determinadas paletes de cores que contenham amarelos, castanhos, vermelhos e verdes. O azul nos seus diversos tons é a palete mais percetível para Zuckerberg.



Azul é melhor cor para mim. Consigo ver todos os azuis!

O que é o Daltonismo?

É uma incapacidade de ver a cor ou distinguir as cores em condições normais, normalmente o verde e o vermelho. Normalmente, é possível identificar e distinguir cerca de 150 tons de cores diferentes, no entanto o daltónico não consegue criar tantas misturas de cores.

Por exemplo, um daltónico pode ter dificuldade em distinguir as diferentes cores de um semáforo. O nome daltonismo surgiu com o químico e matemático John Dalton que dedicou a sua vida a investigar este transtorno visual.

O Daltonismo não tem cura, mas existem algumas formas de melhorar o dia a dia de um daltónico: software específico, filtros coloridos, óculos especiais para daltónicos e Color add – um sistema de identificação de cores para daltónicos.

Tipos de Daltonismo

Existem três tipos de Daltonismo: acromático, dicromático e tricomátrico dependendo da localização do defeito visual ou de quais as cores que o daltónico não consegue identificar.

O tipo de Daltonismo acromático permite apenas ver preto, branco e cinzento. Os tipos dicromático  e  tricomático (tipo de Daltonismo mais comum) apresentam dificuldades na identificação das cores: vermelho, verde ou azul.

Saiba mais sobre pessoas famosos com daltonismo e faça o teste de daltonismo online!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!