Dislexia NEE

Mark Hall e a sua experiência com Dislexia

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Mark Hall é um músico disléxico de uma banda gospel – Casting Crowns. Este cantor e compositor tem dislexia e conta um pouco sobre a sua história, as dificuldades por que passou e como as superou. Conheça a história de vida deste cantor!


Mark Hall fala sobre ter Dislexia

Este cantor partilha um pouco da sua experiência escolar como disléxico: “Eu lembro-me de ir à escola e o professor pedir para ler. Comecei a perceber que não consegui ler como os outros. Entre a página e o meu cérebro eu perdia-me.”

Como apresentava nitidamente dificuldades, comparativamente aos seus colegas, Mark Hall resolveu ser o palhaço da turma: “Eu era o tipo engraçado, o palhaço e ninguém reparava nisso. Só doeu mais tarde.” Ele achava que era o único a ter um problema, por isso sentia-se muito sozinho.

A vida deste cantor mudou radicalmente quando foi assistir a uma palestra quando tinha 21 anos. O orador começou por dizer que era disléxico e começou a fazer piadas com isso. Mark ficou incomodado com isso e questionou: “Como é que ele fala sobre isso com tanta naturalidade? Eu nunca contei a ninguém sobre estas dificuldades, e ele está a falar à frente de todas as pessoas! Ninguém vai acreditar numa palavra que disser, agora que sabem que é tão burro quanto eu!”

Desde então, Mark colocou de parte as suas inseguranças e seguiu os seus sonhos e objetivos de vida.

Estamos aqui para florescer hoje. Nós fomos feitos para prosperar! Mark Hall

O que é Dislexia e como diagnosticar?

Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que se traduz numa dificuldade em aprender em ler, sem que esteja comprometida inteligência, meio sociocultural ou alfabetização adequada.

Existem alguns sintomas de Dislexia que permitem identificar esta dificuldade de aprendizagem logo no início da alfabetização, salientamos os seguintes:

  • Inversão de letras e dificuldade em reconhecer palavras;
  • Problemas de ortografia e dificuldade em identificar erros;
  • Fraca memória de curto prazo e de tempo;
  • Baixa compreensão auditiva e de leitura;
  • Fraca qualidade da letra e problemas de discriminação visual e de percepção espacial;
  • Dificuldade em recordar-se de nomes e em aceder ao vocabulário adquirido;
  • Realização demorada do trabalho escolar e dificuldade na estruturação de trabalhos escritos (composições).

Se tiver alguma dúvida pode realizar um dos testes de dislexia educamais, no entanto para um diagnóstico deve sempre consultar um profissional de educação.

No caso de diagnóstico positivo, existem várias associações de dislexia que disponibilizam recursos e apoio a crianças com dislexia e respetivas famílias, tanto no Brasil como em Portugal. Veja mais famosos com dislexia!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!