Dislexia Necessidades Educativas

Conheça as Associações de Dislexia no Brasil

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Se tem um filho com dislexia não está sozinho, existem associações de dislexia no Brasil onde pode procurar apoio e formação especializada para lidar da melhor forma com esta dificuldade de aprendizado.



Dislexia é uma desordem que se manifesta pela dificuldade em aprender a ler, sem que tal esteja relacionado com instrução convencional, adequação intelectual e oportunidades socioculturais (Federação Mundial de Neurologia).

Associações de Dislexia no Brasil

Se o seu filho tem dislexia ou suspeita que tem e se precisa de ajuda para lidar com as dificuldades na escola e em casa, contacte com uma destas associações especializadas na área da dislexia.

AND

A Associação Nacional de Dislexia, criada em 2000 no Rio de Janeiro,  pretende criar um espaço de reflexão sobre a dislexia assim como promover o conhecimento acerca da mesma. Esta associação promove a compreensão acerca da dislexia, apoia crianças com dislexia  e disponibiliza palestras e dinâmicas de grupos para pais e escolas.

Disponibiliza também um conjunto de profissionais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, médicos para atuar em conjunto com pais, disléxicos, instituições e associações.

AND – Associação Nacional de Dislexia
Rua José Macedo Soares, 12/201, Gávea
22470-100 Rio de Janeiro – RJ
(55) 21 2529-2461 | contacto@andislexia.org.br

ABD

A Associação Brasileira de Dislexia foi criada em 1983 pela mão de Jorge Wilson Simeira Jacob, um pai preocupado com as dificuldades que o seu filho estava a experimentar. A ABD promove formação para profissionais e pais, assim como diagnóstico e acompanhamento a crianças e adultos com dislexia. Esta associação também disponibiliza vários materiais de apoio para lidar coma  dislexia.

ABD – Associação Brasileira de Dislexia
Rua da Consolação, 37 – 11º andar – Ed. Estamparia
01301-901 Consolação, São Paulo-SP
3258-7568 | contato@dislexia.org.br

Inversão de letras, problemas de ortografia e fraca compreensão da leitura são alguns dos sintomas de dislexia que, tanto os pais como os educadores, deverão estar atentos para encaminhar o aluno para um diagnóstico da dislexia.

Testes para Diagnosticar Dislexia

O diagnóstico para saber se o seu filho tem dislexia deverá ser realizado por profissionais. Estes vão realizar uma bateria de testes de avaliação cognitiva, avaliação da percepção e memória visual, avaliação da percepção e memória auditiva, avaliação da psicomotricidade e dominância lateral e ainda avaliação dos processos fonológicos. No entanto, poderá fazer os testes de dislexia onlinepara um pré-diagnóstico.

Também pode motivar o seu filho ou aluno com dislexia mostrando exemplos de disléxicos famosos que partilham a sua experiência de vida. São excelentes formas de motivar o disléxico!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora Digital, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora certificada, especialista em educação infantil, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.