Gravidez

Gravidez Psicológica: o que é, principais sintomas e como tratar

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

É gravidez psicológica uma situação delicada onde a mulher acredita (e até pode ter sintomas de gravidez), mas não existe nenhum desenvolvimento fetal. Embora seja mais comum em cadelas este distúrbio também pode acontecer em mulheres que apresentam alguma alteração psicológica ou ligação emocional com um filho perdido ou conjuge.


Sintomas

Os sintomas podem ser exatamente os mesmos de uma gravidez comum, com parada da menstruação, enjôo pela manhã, o crescimento da barriga e pode até sentir ‘o bebê’ mexer. Tudo fruto da imaginação pois quando são realizados exames de sangue e ecografia fica evidente que não existe nenhum feto e trata-se de um desequilíbrio emocional.

Porque acontece

A gravidez psicológica pode afetar as mulheres que desejam muito engravidar ou que, pelo contrário, apresentem muito medo de tal condição. Na grande maioria dos casos a mulher apresenta algum tipo de distúrbio psicológico como depressão ou esquizofrenia e precisam de tratamento médico.

A mulher supostamente grávida, engana a si mesma, mas não de forma intencional, porque ela não percebe bem a realidade. Esta gravidez imaginária pode durar 9 meses e culminar até em trabalho de parto. A questão é séria e é preciso tratar a mulher de forma correta. Caso contrário, quando após o parto não houver nenhum bebê, ela vai acreditar que o mesmo tenha sido raptado, por exemplo.

Tratamento

O acompanhamento psicológico faz-se necessário e certamente vai durar meses. A toma de ansiolíticos e antidepressivos pode ser indicados pelo médico. Nos casos onde existem outras doenças presentes deve-se realizar o tratamento de acordo com a necessidade. Além disso o apoio da família é essencial para o recebimento da notícia de que a mulher não está grávida.05

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!