Gravidez

Gravidez Ectópica: sintomas e tratamento

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Na gravidez ectópica, o embrião começa a se desenvolver nas Trompas de Falópio, ao invés de ser no útero, o que torna impossível o seu desenvolvimento completo. As trompas não tem as condições ideais para que o feto possa crescer de forma adequada, e se rompe até por volta das 8 semanas de gestação.


A gravidez ectópica pode acontecer em qualquer mulher, mas é mais frequente nas mulheres que sofrem com inflamações no sistema reprodutor, especificamente nas trompas, endometriose, que usam DIU, tem ou tiveram clamídia ou tem um quadro de infertilidade.

Quais os sintomas da gravidez ectópica?

Uma gravidez ectópica gera sintomas como:

  • Intensa dor na barriga, não exatamente no meio, mas cerca de 5cm mais para o lado;
  • Perda de sangue pela vagina.

A mulher pode inicialmente descobrir que está grávida, num teste de gravidez que se compra na farmácia ou drogaria e somente depois de alguns dias descobrir que se trata de uma gravidez fora do útero, o que torna inviável a gestação.

A gravidez ectópica gera os mesmos sintomas típicos de gravidez, com náusea, vômito, sensibilidade nas mamas e inchaço do pé da barriga. O médico confirma o quadro através do exame de ultrassom.

Gravidez ectópica tem tratamento?

Não. Não existe forma de levar o embrião das trompas para dentro do útero, e por isso a única forma de ‘tratamento’ é realizar o aborto através de medicamentos indicado pelo médico. Quando as trompas se rompem faz-se necessário realizar uma cirurgia de laparotomia para remover o embrião e costurar as trompas.

Quanto tempo depois vou poder engravidar novamente?

Após um quadro de gravidez ectópica deve-se esperar, pelo menos, 6 meses para voltar a tentar engravidar. Durante esse período o casal deve usar preservativo ou  usar outro método contraceptivo, até que todos os tecidos estejam cicatrizados e que o casal esteja emocionalmente saudável para iniciarem as tentativas para engravidar.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!