Gravidez

Gravidez: cuidados que deve ter no 3º trimestre

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

No 3º trimestre de gestação (26-42 semanas) o rápido crescimento da barriga chama atenção e nesta fase a mulher deve estar mais atenta ao parto, preparando-se para ele. Confira alguns cuidados que toda grávida deve tomar no final da gravidez:


Alimentação

Prefira alimentos de fácil digestão, coma devagar, em menores porções pois assim você evita azia e má digestão. Consuma frutas e alimentos ricos em fibras diariamente para manter a intestino em bom funcionamento, sem prisão de ventre. Reduza o açúcar e o sal. Beba bastante água para evitar a infecção urinária.

Exames

Será necessário realizar uma ecografia para avaliar o crescimento do bebê, nesta fase a mulher pode optar por uma ultrassom 3D para ver melhor seu bebê. A pesquisa da bactéria Streptococos B à partir das 35 semanas, avaliação dos batimentos cardíacos do bebê e o perfil biofísico são muito importantes e ajudam no diagnóstico de situações que merecem atenção médica imediata.

Parto

A mulher deve escolher o local onde o bebê vai nascer com antecedência e se preparar para o dia. Existe a possibilidade de escolha pelo tipo de parto dependendo do local onde este será realizado. Alguns locais permitem escolher parto normal com anestesia, parto cesária e o parto natural (sem anestesia). Para escolher deve-se ter em consideração uma série de fatores, condições financeiras e do local onde o bebê irá nascer.

Dia a dia

Com a breve chegada do bebê a mãe deve aproveitar o final da gravidez para preparar tudo para a chegada do seu filho. Lembre-se que ele precisa nascer num lar saudável, cercado de carinho. depois pense nas roupinhas, quarto e nos utensílios necessários para o banho e higiene, por exemplo. Conheça 10 capacidades incríveis do Recém-Nascido.

Atividade física

Você poderá se exercitar até o último dia da gravidez. A caminhada é o mais indicado nessa fase e ajuda o bebê a encaixar na posição correta para o nascimento e estimula as contrações. Com um bom condicionamento físico, o parto normal acontece de melhor forma e mesmo a recuperação após a cesária é melhor e mais rápida.

Descanso

Depois do nascimento do bebê, o trabalho vai aumentar, por isso aproveite para descansar e dormir enquanto pode. Pesadelos são mais comuns nesta fase final, mas não fique impressionada com eles, pois não são reais. 26

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!