Gravidez

O que é a Fertilização in vitro e para quem é indicada?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento para casais que não consegue engravidar de forma natural, sendo realizada em laboratório. Essa técnica é especialmente indicada para os casais que apresentam infertilidade, em que o homem apresenta espermatozóides pouco saudáveis ou deficientes, que não conseguem engravidar uma mulher naturalmente ou para os casos onde a mulher deseja um filho, mas sem o compromisso marital.


Como é feita?

Essa técnica consiste em implantar um espermatozóide saudável diretamente dentro do óvulo feminino até que as células comecem a se reproduzir ainda em laboratório, para serem implantadas diretamente no útero da mulher que irá gerar a vida.

Para que isso possa acontecer é necessário uma coleta de espermatozóides, através da masturbação, e a coleta de alguns óvulos maduros através de uma pequena estimulação ovárica, quando a mulher tem problemas para amadurecer óvulos. Podem ser utilizados espermatozóides do pai/marido ou de um doador anônimo, do banco de esperma do laboratório.

Requisitos necessários

O casal que opta pela FIV deve ser seguido por um laboratório especializado onde farão todos os exames necessários para avaliar seu estado de saúde e se a mulher possui as condições necessárias para levar uma gravidez saudável.

O homem deve apresentar espermatozóides viáveis, que podem ser criteriosamente selecionados em laboratório. Já a mulher deve apresentar óvulos, trompas e útero saudáveis, que possam gerar uma gravidez tranquila.

Qual a taxa de sucesso?

Os laboratórios de  FIV são muito eficientes no que pretendem tendo grandes chances de sucesso, no entanto, existem uma série de fatores que podem afetar diretamente as chances de sucesso deste tipo de tratamento, como a idade da mulher acima dos 36 anos. Após esta fase as chances de amadurecimento dos óvulos vai se tornando menor, ano após ano, e também aumentam as chances de doenças genéticas e de embriões inviáveis. Por isso, antes de realizar o tratamento são necessárias, pelo menos, 2 consultas médicas e vários exames realizados para se averiguar as chances de sucesso no tratamento.

Qual o preço?

O preço da Fertilização In Vitro varia entre os países, no entanto pode-se encontrar tratamento entre 25 e 40 mil reais por cada tentativa. Apesar de todos os esforços médicos não é garantido que o casal irá conseguir levar uma gravidez até o fim logo na 1ª tentativa.

Onde fazer?

Existem diversos laboratórios de Fertilização In Vitro em várias cidades e países, basta uma pesquisa rápida na internet para selecionar onde pretende realizar esse tipo de tratamento. Atualmente ainda não é fácil conseguir realizar uma FIV pelo SUS, sendo necessária muita burocracia para conseguir realizar o tratamento de forma gratuita.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!