Saúde Infantil

Como ensinar o seu filho a usar o penico

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Por volta dos 12-15 meses de vida, a criança já pode deixar as fraldas e passar a usar o penico ou troninho infantil. Para que isso aconteça, você pode ajudar, tomando algumas medidas:


  • Deixar a criança sem fralda durante o dia. Pode já ficar somente de calcinha ou cueca para facilitar a adaptação;
  • Ficar observando se ele quer fazer xixi ou cocô. Em média 20-30 minutos depois de comer ou beber algo, a vontade de fazer xixi aparece. Quando estiver na hora pergunte à criança se ela quer fazer xixi;
  • Se a criança estiver brincando distraída, ela pode não querer parar de brincar para ir usar o penico, por isso fique de olho. Normalmente a criança mexe mais os quadris quando deseja fazer xixi. Observe se isso acontece e leve-a imediatamente para o penico;
  • Seja o exemplo. Mostre ao seu filho como você faz xixi. As crianças aprendem pelo exemplo.
  • Colocar a criança sentada no penico e pedir para fazer xixi é uma excelente ideia. Se mesmo assim ela não quiser, experimente colocar seus pés dentro de uma pequena bacia com água. Esse estímulo provavelmente será suficiente para ela urinar.
  • Quando a criança fizer xixi ou cocô no penico dê parabéns, faça festa, dê um adesivo autocolante, algo que a faça ficar muito feliz. As crianças aprendem pelo reforço positivo e provavelmente ela vai querer repetir a experiência nas próximas horas.

Lembre-se de manter o seu filho limpo e confortável, quando houver alguma perda de urina num local inapropriado é preciso dar um banho e limpar o local de forma adequada. Pode-se chamar atenção da criança, mas sem bater ou gritar para que ela não fique traumatizada, complicando ainda mais esse processo.

Quanto tempo demora o desfralde?

O processo para aprender a usar o penico pode demorar de 2 semanas à 3 meses, durante esse tempo os pais devem ter paciência, porque certamente vão acontecer alguns acidentes, com perdas de urina pelo chão, sendo normal e esperado que isso aconteça.

É importante ter consistência e uma vez que decidiu que está na hora de deixar a fralda, durante o dia, não deve voltar atrás e colocar a fralda novamente para não confundir a cabeça da criança.

Durante esse período de desfralde diário deve-se evitar deixar a criança muito tempo fora de casa, para evitar as perdas de urina dentro do carro, no supermercado… Se precisar sair com a criança leve-a para fazer xixi antes de sair de casa, e após cerca de 1-2 horas leve-a para fazer xixi novamente.

Quando retirar a fralda da noite?

Durante a noite a criança ainda deve dormir de fralda, porque é natural que ela faça xixi durante o sono. É normal que a criança faça xixi durante o sono até por volta dos 5-6 anos de idade, por isso há tempo para todas as coisas, e um passo de cada vez, pode ser a melhor opção. Saiba mais detalhes aqui.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!