Parentalidade

Como tirar a fralda do bebê

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

O momento certo para retirar a fralda do bebê é quando ele é capaz de demonstrar que quer fazer xixi ou cocô. Isso pode acontecer por volta dos 2 anos, mas existem crianças que conseguem antes, por volta de 1 ano e meio.



É aconselhado fazer o desfralde no verão para que nos ‘acidentes’ de perda de xixi a criança não fique molhada por muito tempo, no frio. Nos países mais quentes, como o Brasil, o desfralde pode ocorrer em qualquer fase do ano, sem grandes implicações.

Como começar o processo de desfralde

A primeira atitude é conversar com a criança e explicar que ela não vai usar fralda e que agora vai começar a usar o penico ou que vai direto para o vaso sanitário, caso possível. Existem redutores que podem ser colocados no vaso sanitário, que facilitam esse processo. Assim a criança não fica com medo de cair dentro do vaso. O penico também é uma boa opção. Basta deixar sempre à vista para que a criança tenha livre acesso, sempre que precisar.

Ter consistência é o ideal

Já que você decidiu tirar a fralda da criança, é preciso ter paciência e não voltar atrás. A criança precisa entender que chegou na fase de usar apenas calcinha ou cuequinha, e pode atrapalhar o processo se os pais colocam a fralda uma vez ou outra. A criança pode ficar confusa e pode até mesmo aumentar o risco dela fazer xixi na cueca ou na calcinha, porque esqueceu que não está de fralda.

Quanto tempo demora para deixar a fralda

O tempo de retirada varia de uma criança para outra. Existem crianças que se adaptam rápido e que conseguem controlar devidamente o xixi e o cocô em apenas 1 mês, mas existem crianças que levam 3 ou 4 meses até se adaptarem à nova realidade.

Como evitar o xixi no lugar errado

A criança tem necessidade de fazer xixi quando acorda, e cerca de 20-30 minutos depois de comer ou tomar líquidos. Assim, fique de olho no relógio e pergunte várias vezes ao dia se a criança quer ir fazer xixi.

Recompensas pelo xixi no local certo

Uma boa forma de dar um up na situação é parabenizar a criança sempre que ela fizer xixi no lugar certo ou dar pequenos presentinhos, como um adesivo, por exemplo. A criança fica toda contente por ter acertado e isso pode gerar o estímulo ideal para que ela acerte sempre.

Como tirar a fralda da noite

A dificuldade maior pode ser retirar a fralda da noite. Muitos bebês acordam com a fralda seca e se isso acontecer, esse é o momento ideal para começar o processo de retirada da fralda, mas se a criança já tem 2 anos ou mais e ainda faz xixi à noite, os pais podem começar a retirada da fralda durante o dia e colocar a fralda somente para dormir e esperar alguns meses até a aprendizagem estar bem consolidada durante o dia.

Quando chegar o momento de retirar a fralda da noite, comece reduzindo a quantidade de líquidos que oferece para a criança antes dela ir deitar. Imediatamente antes dela deitar leve para fazer xixi no penico ou no vaso sanitário e deixe dormir com calcinha ou cueca. Também pode acordar no meio da noite e acordar a criança para ir fazer xixi, no meio da madrugada, mas existem pais que preferem deixar a criança dormir a noite toda e levar para fazer xixi logo que ela acordar, de manhã.

Se a criança tiver mais de 6 anos e ainda não tiver o controle do xixi e do cocô durante o dia ou à noite, deve falar com o pediatra.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!