Dislexia Educação e Ensino Especial

Duncan Scott – nadador olímpico com dislexia

Escrito por Cláudia Pereira

Duncan Scott é conhecido por ser o primeiro nadador britânico a ganhar quatro medalhas nos Jogos Olímpicos: uma medalha de ouro e três medalhas de prata em Tóquio em 2020. Também estabeleceu um novo recorde nacional na final dos 400 metros medley individual masculino no Campeonato Britânico de Natação, quebrando o recorde anterior por quase meio segundo.


Duncan Scott como Atleta

Como júnior, Duncan Scott arrecadou oito medalhas de ouro no Campeonato Escocês de Grupos de Idade de 2013. Seguidamente, conquistou a medalha de ouro como parte integrante da equipa da Inglaterra GB nos  4x100m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 em Nanjing.

Nas Olimpíadas do Rio em 2016, com 19 anos Scott conquistou a medalha de prata no 4x200m livre e também 4x100m medley. No entanto, foi no Campeonato Mundial de 2019 em Gwangju, na Coreia, que o nadador de Glasgow saltou à vista de todos.

Dislexia e Duncan Scott

Apesar de ter sido diagnosticado com dislexia em tenra idade, não foi impeditivo de alcançar o seu potencial escolar e profissional. Provavelmente foi o que o impulsionou a procurar a excelência na natação e conciliar este desporto com os estudos (Scott é formado em Ciências do Desporto).

Por ser disléxico, eu não gostava da escola e ter de equilibrar todos os compromissos com a natação. O primeiro e segundo ano de faculdade foram muito desafiantes, mas no terceiro ano, comecei a gostar!

Testes para Diagnosticar Dislexia

O diagnóstico para saber se o seu filho tem dislexia deverá ser realizado por profissionais. Estes vão realizar uma bateria de testes de avaliação cognitiva, avaliação da percepção e memória visual, avaliação da percepção e memória auditiva, avaliação da psicomotricidade e dominância lateral e ainda avaliação dos processos fonológicos. No entanto, poderá fazer os testes de dislexia online para um pré-diagnóstico.

Teste Dislexia 5-8 Anos Teste Dislexia 9-15 Anos

No caso de diagnóstico positivo, existem diversas associações de dislexia que disponibilizam recursos e apoio a crianças e respetivas famílias, em Portugal, no Brasil e ao nível internacional.

Também pode motivar o seu filho ou aluno com dislexia mostrando exemplos de disléxicos famosos que partilham a sua experiência de vida. São excelentes formas de motivar o disléxico!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por criar conteúdo útil e prático para pais e profissionais.