Gravidez

O que é a Diástase Abdominal e como tratar?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A diástase abdominal acontece quando os músculos da região do abdômen se afastam demais (devido o crescimento da barriga na gravidez) e depois podem não voltar ao lugar, deixando a mulher com a barriga flácida depois da gravidez.


Essa é uma situação frequente e pode ser observada facilmente com um teste muito simples, que você pode fazer na sua casa. Para o teste você só precisa deitar de barriga para cima e colocar 2 dedos 5 centímetros acima do seu umbigo e depois flexionar o tronco para frente (como se estivesse fazendo um abdominal).

Se você notar um certo ‘buraco’ onde ficam posicionados seus dedos, é possível que tenha uma diástase, porque o ideal é conseguir sentir os músculos abdomais contraindo exatamente por baixo dos seus dedos.

Como tratar a diástase abdominal

É bastante fácil, embora o resultado não seja imediato. O que recomenda-se são exercícios de fortalecimento do abdômen, especialmente com movimentos cruzados, evitando o abdominal tradicional, porque isso poderia piorar a diástase!

Mas se você precisa de uma solução imediata, a cirurgia plástica pode ser indicada, nesse caso o médico poderá eliminar toda gordura da região e costurar os músculos abdominais para que o abdômen volte a ficar plano e rígido.

5 Exercícios para tratar a diástase

Mas se você não está podendo recorrer à cirurgia plástica, os exercícios são a solução para ti. Você pode fazer em casa, a hora que você quiser, mas lembre-se de que com saúde não se brinca e todo cuidado é pouco, nada ficar insistindo nos exercícios se estiver com dor nas costas.

  1. Abdominal tesoura;
  2. Abdominal lateral;
  3. Prancha estática;
  4. Abdominal hipopressivo;
  5. Elevação das pernas (deitada de barriga para cima).

Faça repetições lentas de cada exercício por 15-20 vezes (menos a prancha, que neste exercício você fica parada em posição de prancha por 20 segundos de cada vez). Repita toda a série 2 ou 3 vezes.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!