Gravidez

Diabetes gestacional: o que a grávida deve comer

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A alimentação da mulher com diabetes gestacional deve ser orientada pelo médico nutrólogo ou nutricionista, porque vai depender do peso que a mulher possui em cada fase da gravidez e da sua condição geral de saúde.


Regra geral, deve-se restringir o consumo de alimentos ricos em carboidratos e de açúcares, investindo nos alimentos integrais que demoram mais tempo para serem absorvidos pelo corpo, gerando uma menor quantidade de energia no sangue.

A pirâmide alimentar a seguir registra a quantidade de alimentos que poderá consumir, separados por trimestre de gravidez:

É recomendada uma consulta com um nutricionista a cada mês para avaliar a taxa de açúcar no sangue e como deve seguir a dieta para manter a saúde equilibrada. O excesso de açúcar no sangue pode ser muito grave para o desenvolvimento do bebê e por isso é tão importante o controle diário da glicemia.

Quantas calorias a grávida pode ingerir?

No caso da diabetes gestacional a grávida pode consumir:

  • Peso normal: 25 Kcal/kg
  • Peso normal: 30 Kcal/kg de peso;
  • Baixo peso: 35 Kcal/kg.

As calorias devem ser bem distribuídas durante o dia, com 15% no café da manhã, 10% na colação, 30%, no almoço, 10% no lanche da tarde, 25% no jantar e 10% na ceia. Assim, para ter certeza das quantidades deve falar com um nutricionista.

Como deve ser uma refeição da grávida diabética?

No almoço e no jantar é importante ter sempre uma parte de salada, uma parte de legumes cozidos ou grelhados e carne ou ovo. A tradicional combinação brasileira de arroz com feijão nem sempre é permitida porque vai depender da contagem de carboidratos consumidos nas outras refeições do dia.

Grávida pode comer pão?

Pode desde que seja integral, em pequena quantidade e somente 1 vez ao dia. Em alternativa pode comer biscoito integral sempre acompanhada de alguma fruta. Optar por colocar um fio de azeite no pão é uma melhor opção do que colocar manteiga ou margarina.

Grávida pode comer açúcares e doces?

Não, totalmente desaconselhado em qualquer fase. Pode substituir o açúcar por adoçante, mas sempre em mínima quantidade. Deve-se ter cuidado também com as frutas que são muito doces.

Grávida pode tomar leite de derivados?

Pode desde que não ultrapasse a quantidade de carboidratos diária. Iogurte natural integral é uma melhor opção que o leite puro.

Grávida pode tomar café?

Pode, mas não deve exagerar na quantidade. Em geral tomar até 4 xícaras por dia parece não fazer mal ao bebê, mas não se deve adicionar açúcar.

Grávida pode comer salada?

Se não for imune a toxoplasmose não deve comer salada crua fora de casa. Recomenda-se apenas comer alimentos crus de fontes seguras, porque existe o risco de contaminação com a toxoplasmose na gravidez, o que é arriscado para o bebê.

Grávida pode comer sushi?

Não é recomendado.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!