O coronavírus na gravidez pode ser grave, porque durante a gravidez o sistema imunitário da mulher, encontra-se mais frágil, o que significa que a gestante pode ficar com os sintomas mais intensos e necessitar de ajuda médica, ficando internada no hospital.
Para se proteger do COVID-19 a gestante deve tomar os seguintes cuidados:
- Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao longo do dia;
- Usar álcool 70º para higienizar as mãos, após lavar;
- Não permanecer em locais fechados por muito tempo;
- Evitar o contato com pessoas infectadas com COVID-19.
O uso da máscara para cobrir o nariz e a boca está recomendado apenas para os profissionais de saúde, e para as pessoas já infectadas, para evitar a transmissão do vírus para os outros.
Coronavírus é mais perigoso na gravidez?
Aparentemente não. No entanto, como a gestante tem o sistema imunitário mais frágil, esta pode apresentar sintomas mais intensos, febre, congestão nasal, dificuldade em respirar, e até mesmo desenvolver pneumonia. No entanto, até o momento as gestantes infectadas com COVID-19 não tiveram casos mais graves que o habitualmente encontrado fora da gestação.
Todavia, se a gestante suspeitar de estar com coronavírus deve buscar ajuda médica, para que seja avaliada e fique de quarentena, evitando contaminar outras pessoas.
Coronavírus prejudica o feto em formação?
Aparentemente não. Não existe nenhuma comprovação de que o COVID-19 possa chegar ao bebê quando a mãe é contaminada, nem existem dados de infecção congênita. Isso não significa que não existe risco, e por isso toda gestante com suspeita de infecção pelo coronavírus deve ir ao hospital e seguir as orientações médicas.