Gravidez

Coronavírus: Como se proteger na gravidez?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O coronavírus na gravidez pode ser grave, porque durante a gravidez o sistema imunitário da mulher, encontra-se mais frágil, o que significa que a gestante pode ficar com os sintomas mais intensos e necessitar de ajuda médica, ficando internada no hospital.


Para se proteger do COVID-19 a gestante deve tomar os seguintes cuidados:

  • Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao longo do dia;
  • Usar álcool 70º para higienizar as mãos, após lavar;
  • Não permanecer em locais fechados por muito tempo;
  • Evitar o contato com pessoas infectadas com COVID-19.

O uso da máscara para cobrir o nariz e a boca está recomendado apenas para os profissionais de saúde, e para as pessoas já infectadas, para evitar a transmissão do vírus para os outros.

Coronavírus é mais perigoso na gravidez?

Aparentemente não. No entanto, como a gestante tem o sistema imunitário mais frágil, esta pode apresentar sintomas mais intensos, febre, congestão nasal, dificuldade em respirar, e até mesmo desenvolver pneumonia. No entanto, até o momento as gestantes infectadas com COVID-19 não tiveram casos mais graves que o habitualmente encontrado fora da gestação.

Todavia, se a gestante suspeitar de estar com coronavírus deve buscar ajuda médica, para que seja avaliada e fique de quarentena, evitando contaminar outras pessoas.

Coronavírus prejudica o feto em formação?

Aparentemente não. Não existe nenhuma comprovação de que o COVID-19 possa chegar ao bebê quando a mãe é contaminada, nem existem dados de infecção congênita. Isso não significa que não existe risco, e por isso toda gestante com suspeita de infecção pelo coronavírus deve ir ao hospital e seguir as orientações médicas.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!