Gravidez

Como saber se está grávida

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A melhor forma de confirmar a gravidez é realizar um teste de urina, que pode ser facilmente comprado na farmácia. O teste deve ser realizado em caso de suspeita de gravidez, que se manifesta através de sintomas como:


  • Atraso do período menstrual;
  • Perda do apetite;
  • Enjôo matinal;
  • Dores de cabeça;
  • Cólica ou pontadas na região pélvica.

Como fazer o teste

O teste de gravidez deve ser realizado com a 1ª urina da manhã (que está mais concentrada).

  1. Urine dentro de um copo descartável;
  2. Mergulhe a ponta do teste na urina e espere 1-2 minutos;
  3. Deixe o teste na posição deitada e espere pela confirmação do resultado. 1 listra indica que o teste está a funcionar corretamente. A 2ª linha aparece em caso de GRAVIDEZ.

Quando a mulher está ainda nas primeiras semanas de gestação esta 2ª linha pode ficar muito clara, e quase imperceptível. Neste caso, deve-se esperar mais alguns dias e então repetir o teste para confirmar a gravidez ou realizar logo um exame de sangue que indica se está grávida.

O que fazer se estiver grávida

Embora nem todas as gravidezes aconteçam quando são programadas nenhuma decisão deve ser tomada de ânimo leve e nos primeiros momentos após descobrir esta notícia. Para evitar arrependimentos, deve-se manter a calma e mentalizar que agora há uma nova vida a crescer dentro de si.

Não tome nenhum remédio ou chá enquanto estiver grávida. Se precisa de medicação habitual contacte seu médico assim que possível para saber se é possível manter o mesmo esquema terapêutico durante a gestação.

Não consuma nenhum tipo de bebida alcoólica. O álcool é prejudicial ao feto e pode provocar danos permanentes, ocasionar doenças, atraso no desenvolvimento ou morte fetal, dentre outras.

Não fume, nem utilize drogas ilícitas. Tanto o tabaco como outras drogas ilícitas são prejudiciais ao desenvolvimento do sistema nervoso fetal. Além disso, os bebês que nascem de mães toxicodependentes que tenham utilizados drogas durante a gestação já nascem com o mesmo tipo de dependência, sofrendo de abstinência algumas horas depois de nascer.

Dessa forma, deve-se preservar a vida, sempre que possível. Caso não esteja contente com a gravidez poderá se consultar com um psicólogo durante o período gestacional para colocar as emoções em ordem e tomar as melhores decisões para sua família.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!