A asma é uma doença respiratória que na maior parte das vezes não tem cura e que necessita de medicamentos de uso diário por longa data. Pode-se descobrir a asma na infância, adolescência ou na vida adulta, e ela manifesta-se através de sintomas como falta de ar e chiado no peito ao entrar ou sair o ar dos pulmões.
Sintomas de Asma
A asma manifesta-se principalmente à noite ou nas primeiras horas da manhã, através de sintomas como:
- Sensação de falta de ar;
- Tosse crónica;
- Chiado ao respirar que pode ser ouvido ao colocar o ouvido no peito ou nas costas do asmático;
- Aperto no peito ou sensação de que o ar não entra devidamente nos pulmões durante o esforço físico.
Muitas vezes a asma vem acompanhada de outras doenças respiratórias como a rinite, que é uma inflamação dos seios nasais que provoca espirros e lacrimejar dos olhos, e de outras doenças alérgicas. Deve-se observar se os sintomas surgem quando a pessoa está exposta ao mofo, poeira, pelo de animais, fumaça de cigarro, perfumes, muito riso ou choro.
O médico faz o diagnóstico da Asma ao observar os sintomas, fazer a ausculta pulmonar e podem ser realizados exames mais específicos como a prova de esforço, para avaliar a capacidade e eficiência pulmonar. Também pode ser útil observar se há melhora dos sintomas ao utilizar uma bombinha da asma e se existem outros casos de asma na família.
Tratamento para Asma
O tratamento da Asma é feito com o uso de medicamentos para ajudar a respirar melhor. A bombinha da asma é a forma mais utilizada e contém substâncias que diminuem a inflamação crónica das vias respiratórias e um broncodilatador que atua aumentando temporariamente a largura destas vias, dentro do pulmão. Esse medicamento deve ser usado sempre que a pessoa apresentar os sintomas de asma, o que pode acontecer de forma mais esporádica, ou mais de 1 vez ao dia.
Veja como ensinar a criança a usar a bombinha da asma corretamente.
O pneumologista irá avaliar e indicar qual medicamento deve ser usado qual a sua dose, e como este deve ser usado, porque deve ser inalado para que atue diretamente dentro dos pulmões, e de forma imediata.
A Asma pode ser curada de forma espontânea em algumas pessoas, ficando restrita a um curto período de tempo, no entanto, a maior parte dos asmáticos vai ter que aprender a conviver com a doença por toda vida, porque não existe nenhum medicamento capaz de curar a asma, somente para controlar os seus sintomas.