Saúde Infantil

Bombinha de Asma: como ensinar a criança a usar

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A forma mais fácil da criança usar a bombinha da asma é com o espaçador que se encaixa diretamente no medicamento. Esse espaçador também pode ser comprado na farmácia e pode ser utilizado em várias bombinhas. Para usar é preciso:


  1. Encaixar a bombinha no espaçador;
  2. Colocar o bocal do espaçador na boca da criança, entre os dentes, mas com os lábios fechados;
  3. Pedir a criança para expirar, retirando todo ar dos pulmões;
  4. Pressionar a bombinha da asma enquanto a criança inspira, usando a dose recomendada pelo médico.

Para as crianças com menos de 2 anos, o espaçador vem com uma máscara que cobre o nariz e a boca da criança e basta encostar no seu rosto e pressionar a bombinha, pedindo a criança para inspirar no momento em que o medicamento é liberado.

Pode parecer difícil no início, mas as crianças aprendem muito rápido a usar a bombinha da asma, embora sempre que tenham que usar estejam sob a vigilância de um adulto.

Como controlar a asma na criança

Ter uma criança com asma não é o fim do mundo! Veja o que pode fazer para controlar essa doença:

1. Consultas regulares:

A Asma é uma doença respiratória que pode se curar de forma espontânea, nos casos mais leves, ou se tornar crônica, sendo preciso o uso de medicamentos por toda a vida. A criança com asma precisa ser acompanhada pelo médico pediatra e pelo pneumologista infantil porque são necessárias avaliações periódicas para avaliar a necessidade do uso da bombinha.

2. Usar a bombinha na hora certa:

Na maior parte das vezes é necessário usar a bombinha da asma de manhã ou à noite, mas se a criança apresentar sintomas como falta de ar e chiado no peito durante o dia, seu uso também está indicado. Os sintomas da asma podem surgir nas crianças no momento em que choram ou durante suas atividades como correr, saltar e brincar com a bola. Assim, é importante que os cuidadores e professores saibam quando a criança tem asma, para que possa usar a bombinha quando necessário.

3. Evitar o que provoca alergia/crise de asma:

A criança com asma normalmente tem alergias respiratórias ou na pele, e por isso, para controlar melhor a asma a casa da criança deve estar sem mofo, poeira, não deve usar perfumes e não deve permanecer próximo da fumaça do cigarro, porque estes podem fazer surgir os sintomas da asma.

As crianças que usam a bombinha da asma, conforme a orientação médica podem brincar, correr e saltar normalmente, não havendo restrição para nenhuma atividade física. No entanto, se a criança apresentar asma grave de difícil controle o médico pode emitir uma declaração de dispensa de atividade física por algum período de tempo.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!