Medicamentos para Autismo

Os Medicamentos para autismo não curam a síndrome, mas ajudam no controle dos sintomas. Na realidade não existem medicamentos específicos para o Autismo, mas muitas vezes são prescritos medicamentos para controlar a hiperatividade, a agressão ou o sentimento de frustração.

Antidepressivos
As pesquisas revelaram que indivíduos com autismo têm alterações nos níveis do neurotransmissor serotonina. Assim, os chamados medicamentos inibidores selectivos de recaptação de serotonina como Prozac e Zoloft, ajudam a regularizar os níveis de serotonina. No entanto no caso de crianças são utilizados com cuidado.

Antipsicóticos
Ajudam a diminuir a agressão e a melhorar problemas comportamentais associados ao autismo, isto porque reduzem  a quantidade do neurotransmissor dopamina no cérebro. Risperidona é um antipsicótico aprovado especificamente para crianças e adolescentes autistas entre os 5  e os 16 anos, tendo menos efeitos secundários que os medicamentos mais antigos.

Estimulantes
Ritalina, medicamento utilizado para o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade revela-se, por vezes, eficaz para controlar os sintomas de hiperatividade nas crianças autistas.