Educamais.com
Diagnosticar e Intervir em necessidades educativas especiais.
Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar.

Como saber se o seu filho tem dislexia

Como saber se o seu filho tem dislexia
16 votos, media 4.81 (95%)

Como saber se o seu filho tem dislexia? Na maioria dos casos, a dislexia só se torna evidente quando o seu filho inicia o processo da leitura. E mesmo assim, pode ser necessário algum tempo antes da dislexia poder ser clara e totalmente diagnosticada. Em casos de dislexia severa é possível identificar sinais antes da idade escolar, como o atraso na linguagem, por exemplo.

Diagnóstico da Dislexia

Aos 6, 7 anos é perfeitamente comum as crianças trocarem números ou palavras quando lêem ou escrevem, no entanto se estas dificuldades persistirem poderá ser indicativo de dislexia.

A partir do terceiro ano escolar já é possível realizar testes de diagnóstico para saber se o seu filho tem dislexia. Vários testes são aplicados para avaliar as competências de leitura (velocidade, descodificação, memória, compreensão), a capacidade intelectual geral e exames médicos para eliminar a hipótese de problemas visuais ou auditivos ou de outra ordem.

Como saber se o meu filho tem dislexia?

Os pais, de forma geral, são capazes de perceber, antes de qualquer profissional, que o seu filho está a ter dificuldade em acompanhar o ritmo escolar das outras crianças. É muito importante estar atento ao comportamento do seu filho e recorrer aos profissionais quando observar uma ou mais dos seguintes sinais.

Sinais de Dislexia

Baixa auto-estima;
Dificuldades de ortografia;
Dificuldades na leitura em alta voz;
Confusão entre esquerda e direita;
Problemas de orientação e em seguir instruções;
Realização demorada de trabalhos escritos;
Dificuldades na matemática;
Relutância em ir à escola