Parentalidade

Tapete de Atividades: qual o melhor para o bebé?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O tapete de atividades serve para deixar o bebê deitado de barriga para cima ou para baixo enquanto ele se distrai com os brinquedos acoplados que estimulam a sua visão, audição e tato. Estes tapetes são indicados para bebês de 0 a 12 meses e são uma boa aquisição para ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo do baby.


Qual o melhor tapete de atividades para o bebê?

Ao invés de defender essa ou aquela marca, vamos fazer diferente: dizer os critérios e deixar você escolher a melhor opção para a sua família. Vamos a isso!

Tamanho:
Apesar de os tapetes menores serem fofinhos (e provavelmente mais baratinhos), leve em consideração que o bebê vai crescer e deverá usar esse tapete até por volta de 1 ano, e nessa fase ele deverá medir cerca de 75 cm de altura. Por isso, pode ser a melhor escolha um tapete com, pelo menos, 65cm de comprimento.

Cores:
Para os bebês quanto mais colorido melhor. As cores fortes como azul, vermelho e verde estimulam a visão e chamam mais atenção do bebê, por isso prefira os beeeeem coloridos.

Formato:
Você vai encontrar à venda tapetes de atividades redondos, ovais e quadrados. Em relação a isso, pode ficar tranquila, porque desde que caiba o bebê inteirinho lá dentro, você só vai precisar se preocupar como tamanho do local onde pretende deixar o tapetinho.

Material:
O bebê vai passar lá algum tempo e a fralda pode vazar xixi, cocô e ele pode gofar ou derramar a mamadeira em cima do tapete de atividades. São coisas normais e não precisa ficar estressada com isso. Mas na hora de comprar, prefira um tapete lavável e que os brinquedos possam ser retirados para lavar. Assim você garante a diversão sem comprometer a limpeza do local.

Quanto tempo o bebê pode ficar no tapete de atividades?

O tapete de atividades é um local de estímulo e diversão, por isso, o tempo que o bebê deve passar nele vai depender da sua idade. Como os bebês com menos de 3 meses de vida passam muitas horas dormindo, (ou deveriam) não se deve deixar o bebê sozinho no tapetinho por mais de 30 minutos. Depois dessa fase, o bebê poderá ficar mais tempo, mas nunca sozinho. Você pode estar no mesmo cómodo que ele ou poderá se afastar um pouquinho, mas sempre de forma a poder ouvir o bebê, para garantir a sua segurança.

Quais os benefícios para o bebê?

O tapete de atividades tem diversos benefícios para o bebê:

  • Estimular os 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato;
  • Manter o bebê entretido por algum tempo;
  • Estimular o movimento corporal e a descoberta das mãos e pés;
  • Promover a coordenação entre mãos e olhos;
  • Deixar o bebê de bruço, vai ajudá-lo a fortalecer o pescoço, para conseguir segurar a cabecinha melhor;
  • Ao tentar pegar um brinquedo ao seu lado, esse movimento vai favorecer o bebê a virar de bruços;
  • Ao fazer força com as pernas, isso vai fortalecer o abdômen, favorecendo que o bebê consiga sentar mais rápido.

Onde comprar?

Você pode comprar um tapete de atividades para o bebê em lojas de produtos materno-infantis ou em algumas lojas de brinquedos físicas ou online. Peça conselhos a outras pessoas que já tiveram experiência com o produto desejado, se optar por comprar pela internet, veja os comentários de outros compradores e verifique se o site é realmente seguro e qual a sua política de devolução. Isso pode evitar grandes dores de cabeça no futuro.

Outra boa aquisição para o bebê é o canguru, para poder passear ou fazer compras! Saiba como escolher o melhor canguru para o seu bebê.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!