Snoezelen é um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, assim como o sentido propriocetivo (noção do corpo e da posição em que se encontra) e o vestibular (relacionado com o equilíbrio). As técnicas de Snoezelen possibilitam a estimulação sensorial de crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações.
Snoezelen é um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes. (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).
O que significa Snoezelen
A terapia snoezelen surgiu nos anos 70 através de dois terapeutas holandeses – Jan Hulsegge e Ad Verheul – enquanto estes trabalhavam no instituto de Hartenberg, centro para pessoas com incapacidades intelectuais. Estes terapeutas construíram uma tenda multissensorial com efeitos simples como uma ventoinha a soprar tiras de papel, tinta misturada com água projectada num ecrã, instrumentos musicais, objetos táteis, objetos perfumados, sabões e comida com sabores fortes.
Com o conceito também surgiu a palavra snoezelen, que provém do holandês Snuffelen (procurar ou explorar) e Doezelen (relaxar).
Quando surgiu destinava-se unicamente a pessoas com deficiências profundas, para que pudessem ocupar de forma estimulante os seus tempos livres. No entanto, com o passar do tempo sofreu modificações, o que permite reconhecer a sua validade em todas as áreas de intervenção e de trabalho social, a nível de dificuldades de aprendizagem, necessidades educativas especiais, no autismo, síndrome de down, síndrome de asperger, no tratamento de idosos com Alzheimer, pessoas com doença mental ou simplesmente como “anti-stress”.
O Snoezelen proporciona experiências multisensoriais, de acordo com as necessidades da pessoa, partindo das suas capacidades e respeitando o seu tempo/ritmo. Por Snoezelen entendemos a oferta seletiva de estímulos primários num ambiente caloroso. (Jan Hulsegge e Ad Verheul, 1989)
Sala de Integração Sensorial
Impressionados com o sucesso e os benefícios desta terapia, muitos terapeutas criaram salas de snoezelen em vários países. No fundo, uma sala de integração sensorial (snoezelen) é um espaço multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente multissensorial estimula os sentidos, recorrendo apenas às capacidades sensoriais dos indivíduos.
Este tipo de sala terapêutica proporciona conforto, utilizando estímulos sensoriais como música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas, de forma individual ou conjugada. Na sala de Snoezelen podemos encontrar diversas equipamentos:
- Projetor (dispositivo rotativo com diversos estímulos visuais);
- Fibras óticas (estimulação visual calma);
- Colunas de bolhas de água (movimento e vibração);
- Colchão de água (com água quente, desenhado para estimular a proprioceção);
- Piscina de bolas (para trabalhar os sentidos visual e propriocetivo);
- Baloiço sensorial (para treinar o movimento vestibular);
- Bola de Espelhos;
- Espelho convexo;
- Mural Táctil;
- Puffs e Almofadas;
- Tapete multissensorial;
- Música.
O Snoezelen dirige e organiza os estímulos, cria interesse… O Snoezelen induz bem-estar. Na atmosfera calma as pessoas deixam de lado os seus medos, sentem-se seguras. O Snoezelen pode ser usado em todas as fases do desenvolvimento do ser humano. (Associação Internacional de Snoezelen)
Benefícios da Sala de Snoezelen
Cada participante de snoezelen experimenta auto-controle, descobre a autonomia, melhora a auto-estima e reduz a tensão e a inibição, permitindo o relaxamento e a recuperação, entre outros benefícios. A sala sensorial snoezelen é um espaço seguro, com efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos:
- Promove o relaxamento, lazer e diversão;
- Estimula os sentidos primários;
- Permite a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente;
- Aumenta a compreensão do utente em relação ao gosta/não gosta;
- Permite a estimulação esfincteriana;
- Permite explorar as necessidades bem como as preferências;
- Permite o trabalho individual ou em grupo, servindo para o controlo da ansiedade;
- Incentiva o movimento e a motivação;
- Motiva para a aprendizagem;
- Facilita a libertação de stress;
- Promove a consciência da equipa técnica sobre a importância dos sentidos primários;
- Estimula o surgir de emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria.
O Snoezelen é “uma abordagem facilitadora”, cuidadora, não-diretiva na qual é criada uma atmosfera de segurança onde é encorajada a liberdade de escolha. É esperado que os facilitadores partilhem experiências emocionais positivas comuns às do utilizador envolvendo-se em atividades em conjunto. (Louise Haggar e Roger Hutchinson, 1991)