Parentalidade

Como Fortalecer o Relacionamento com os seus Filhos

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Ter um bom relacionamento com os seus filhos é o desejo de qualquer mãe ou pai! Mas criar esse relacionamento nem sempre é fácil no dia a dia, com tantos compromissos e obrigações. Listamos alguns hábitos que podem contribuir para que o seu relacionamento com os seus filhos seja fantástico!


Abrace todos os dias

O toque físico é importante para o relacionamento com os seus filhos, mesmo que esta não seja a principal linguagem de amor da criança ou adolescente. O abraço, a festa ou carinho no rosto, criam laços afetivos importantes, por isso, manifeste todos os dias estes atos carinhosos, para que o seu filho se sinta amado.

Não existe obviamente uma regra a seguir, mas crie o hábito de abraçar o seu filho de manhã ao acordar e antes de ir dormir, sempre que se separam e quando se reencontram. Se os seus filhos já forem adolescentes podem não gostar muito de receber ou dar abraços, então encontre outras formas para se conectar. Por exemplo, um toque de mãos especial ou encosto de ombros.

Brinque livremente

Brincar, fazer “tolices” juntos e gargalhar em consequência disso estimula oxitocina e endorfinas, trazendo uma sensação de bem estar e de conexão entre si e os seus filhos. Crie momentos dedicados só à brincadeira, como jogos, passeios ou simplesmente contar anedotas ou adivinhas no conforto do sofá. Saiba mais atividades que pode fazer com os seu filhos para estimular a brincadeira.

O relacionamento da criança com os pais tem um grande impacto na sua saúde emocional e mental.

Desligue a tecnologia enquanto interage

Os seus filhos vão sentir-se os mais especiais do mundo se, quando está com eles, desligar o telemóvel, a televisão ou até mesmo o rádio do carro. Esta atitude expressa claramente o desejo de passar tempo unicamente com eles, sem distrações. São bons momentos para ouvir atentamente as opiniões e preocupações do seu filho.

Dedique momentos únicos a cada filho

O ideal é que possa dedicar 15 minutos diários a cada filho. Este é o momento para fazer uma atividade que sabe que o seu filho aprecia. Por exemplo, se o seu filho gosta de livros, este pode ser o momento para ler ou criar uma história em conjunto. Por outro lado, se o seu filho prefere atividades desportivas, porque não dar uma corrida ao quarteirão? Procure atividades que impliquem diversão e gargalhadas!

Aceite as emoções

Os mais pequenos ainda estão a aprender a lidar com o que sentem, por isso, às vezes, vão chorar descontroladamente ou explodir noutras ocasiões. Por isso, crie espaço para que os seus filhos expressem livremente as suas emoções e aproveite a oportunidade para ajudar a lidar com seus sentimentos e problemas.

Escute e demonstre empatia

Demonstre interesse genuíno pelo que seu filho partilha, tentando colocar-se no seu lugar. O hábito de ver as coisas da perspetiva dos seus filhos cria empatia e garante que os trata com respeito e consideração. Essencial em qualquer relacionamento, certo?

Diariamente, crie hábitos de conexão com o seus filhos. Vai refletir-se no vosso relacionamento!

Valorize a hora de dormir

Utilize a hora de dormir e as respetivas rotinas, para passar algum tempo com os seus filhos. Enquanto se veste o pijama ou escolhe a roupa do dia seguinte, converse sobre o dia que passou ou as expectativas para o dia seguinte. Lembre-se de deixar espaço para a criança partilhar!

Esteja verdadeiramente presente

Crie a mentalidade que todos os momentos com o seu filho são para aproveitar, pois eles crescem bem rápido! Por isso, quando estiver a interagir com os seus filhos, esteja realmente presente, corpo e mente, sem estar a pensar nas tarefas que tem para fazer em casa ou nos compromissos do emprego.

Seja consciente e intencional com o tempo que passa com os seus filhos, aproveite as rotinas diárias ou planeie atividades e usufrua de cada momento com calma e sempre que possível, sem estar preocupado com horários.

O tempo que passa com os seus filhos é único e especial, aproveite cada minuto!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!