Obesidade Infantil é cada vez mais comum. Obesidade infantil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada no corpo pode afectar a saúde. Existem diversas causas para a obesidade infantil, assim como possíveis tratamentos.
Obesidade Infantil
De acordo com o Manual de Psiquiatria Infantil, é considerada uma criança obesa aquela que ultrapassa 15% do peso médio correspondente à sua idade, desde que esse excesso de peso seja causado pelo acumular de lípidos.
O vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo afirma que a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. E o mesmo acontece em Portugal e no resto da Europa. Em Portugal 30% das crianças apresentam excesso de peso e 10% são obesas. O panorama europeu não é muito melhor: 1 em cada 5 crianças têm excesso de peso. Países como Espanha, Itália, Grécia e Portugal lideram as estatísticas em obesidade infantil.
As complicações mais frequentes são a diabetes, a hipertensão arterial, dislipidemias, alterações osteomusculares, entre outras.
Causas da Obesidade Infantil
Um estilo de vida cada vez mais sedentário, com pouca prática de exercício físico e uma alimentação desequilibrada são as principais causas da obesidade infantil. No entanto, obesidade infantil relaciona-se com vários factores: genéticos, psicossociais, nutricionais, metabólicos e endócrinos.
Tratamento da Obesidade Infantil
O tratamento da obesidade infantil passa pela reeducação alimentar e mudanças de comportamento assim como pela prática regular de exercício físico. Em algumas situações recorre-se à cirurgia.
IMC Infantil
O cálculo doIMC infantil e do adolescente é feito de forma ligeiramente diferente do cálculo para o adulto, tem de ter em conta mais variáveis. Consulte aqui como fazer o cálculo corretamente.
Artigos sobre Obesidade Infantil
Existem vários estudos e artigos publicados sobre a temática da obesidade infantil. Poderá consultá-los aqui.