Autismo NEE

Autismo: jogos e aplicativos online para crianças com TEA

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Normalmente, as crianças com transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades na fala, comunicação não verbal e a interação social, apresentando padrões repetitivos de comportamento. Jogos e aplicativos, mesmo simples e utilizadas com todas as crianças, podem ajudar os pais a interagir com o filho autista, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento de competências.


Jogos Online para Autistas

As crianças autistas apresentam dificuldades na interação social, por isso, é muito importante utilizar bem os jogos e as atividades online. Eles devem ser utilizados em conjunto com os pais ou irmãos e não como fuga ou forma de entreter a criança enquanto os pais fazem outra coisa.

Existem diversas opções de jogos que desenvolvem a atenção, coordenação motora, raciocínio lógico e alfabetização. Assim, é muito importante articular a escolha destas atividades com os profissionais que acompanham a criança autista.

Jade

É uma plataforma para auxílio no tratamento de crianças autistas e crianças com outras comorbidades cognitivas, por exemplo, síndrome de down. Pode ser usado no celular ou telemóvel e produz relatórios para saber quais as áreas que a criança precisa desenvolver mais. Aqui vai encontrar jogos de associação em diferentes categorias como animais, alimentos, cores, números e formas, estimulando assim, o raciocínio e desenvolvimento. Baixe o aplicativo jade aqui.

Minha Rotina Especial

Aplicativo em formato de agenda que, através de raciocínios simples, apresenta estágios para cada atividade. O responsável pela criança insere fotos reais, além de também poder gravar áudios, para criar uma rotina mais organizada e clara. Devido ao vínculo que o aplicativo cria com a criança, ela fica mais à vontade e estará pronta para qualquer tarefa do dia. Assim, por exemplo, quando surgir uma atividade diferente, a ansiedade da criança será menor. Consulte mais informações sobre o aplicativo Minha Rotina Especial.

ABC Autismo

Com base na metodologia TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação), auxilia no processo de aprendizagem de crianças autistas por meio de atividades interativas e pedagógicas. O aplicativo ABC Autismo está disponível em três idiomas (inglês, espanhol e português), possui 4 níveis de dificuldade e 40 fases interativas. muitas vezes utilizado por professores, psicólogos e terapeutas para avaliar crianças autistas.

First Then

Este aplicativo promove a independência da criança, possibilita ordenar as atividades diárias e diminuir a ansiedade duração a transição das atividades. Oferece suporte às pessoas com autismo através do uso de imagens/falas que informam sobre os acontecimentos diários ou sobre as diferentes etapas necessárias para completar uma atividade específica. O aplicativo First Then está disponívela aqui.

Matraquinha

Matraquinha é um aplicativo em que a criança ou adolescente consegue transmitir os seus sentimentos e os seus desejos através de cartões. Simples de utilizar, apenas é necessário clicar no cartão. Funciona em modo avião, não precisa de estar conectado ao Wi-Fi. Experimente a Matraquinha com a sua criança!

PictoTEA

É um aplicativo gratuito, especialmente criado para ajudar pessoas com Transtorno de Espectro Autista. O programa permite que as crianças se comuniquem através de imagens. Com uma interface muito simples e amigável, permite personalizar os diferentes estágios de acordo com o grau de dificuldade de cada um. Utilize a PictoTEA.

Auts

Constituído por uma série animada de 26 episódios e opções para desenhar figuras geométricas e associá-las a objetos do cotidiano. O jogo também tem uma área para desenhos livres, porque os desenvolvedores acreditam que com liberdade, estimulo e observação, é possível conhecer melhor as crianças. Jogue o Auts.

Brainy Mouse

Criado por uma brasileira, o jogo é composto por ferramentas que podem ser adaptadas de acordo com seu objetivo. A criança e o rato amigo precisam passar por diversos obstáculos no jogo para poder encontrar as sílabas adequadas e formar palavras. Experimente o Brainy Mouse!

Aiello

A plataforma permite associar nomes e imagens de objetos, ampliando o vocabulário da criança. É um jogo simples, com um esquilo como personagem principal, que solicita palavras. Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o faria útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas. Faça o jogo Aiello com as crianças.

MITA

Composto por exercícios interativos, o jogo ensina a criança a mover e juntar mentalmente vários objetos. As recompensas e personagens animais são ótimas ferramentas para deixar a criança envolvida enquanto aprende. O MITA está disponível aqui.

Tobii Sono Flex

É um aplicativo de vocabulário de comunicação assistida e alternativa, fácil de utilizar e que transforma símbolos em fala com clareza. O aplicativo oferece o recurso da linguagem às crianças sem capacidade verbal e ainda sem total controle da alfabetização. Experimente o Tobii Sono Flex.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!