Saúde Infantil

IMC Infantil: saiba se o seu filho está dentro do peso ideal

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O Índice de Massa Corporal (IMC) é usado para conferir se o bebê ou a criança estão dentro do peso ideal para sua idade e altura, ou se estão acima ou abaixo do peso. O fato de estar acima ou abaixo do peso é um dado que pode revelar uma série de doenças, e por isso se faz necessário seu registro em todas as consultas médicas programadas.


Como calcular o peso ideal

Se não estiver com a tabela por perto, ou se tiver dificuldade de a compreender, pode-se realizar o seguinte cálculo matemático:

  • Peso ideal = Altura / Idade

Tabelas do peso ideal

A fim de organizar melhor este registro são utilizados gráficos internacionalmente creditados, como a UNICEF e a OMS. Basta assinalar com o ‘X’ o ponto de encontro entre a idade e o peso do seu filho para saber se ele está dentro, acima ou abaixo da média, e tomar as medidas necessárias a seguir.

Estar abaixo do peso ideal pode indicar má alimentação, doenças metabólicas ou desnutrição, ao passo que estar acima do peso ideal, especialmente estando dentro da obesidade, pode indicar uma alimentação rica em gorduras e açúcares, e indicar um mau hábito, que é o sedentarismo. Com estes dados, o médico pode orientar a família sobre o que deve ser feito para melhorar a saúde da criança e de toda família.

 

 

 

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!