Frases Inspiradoras

16 Frases de Maria Montessori para se inspirar!

Escrito por Cláudia Pereira

Maria Montessori, educadora e pedagoga bastante conhecida pelo método Montessori que desenvolveu e que ainda hoje é utilizado em diversas escolas públicas e privadas, escreveu diversas palavras que nos podem inspirar nos dias de hoje!


Quem é Maria Montessori?

Maria Montessori foi uma renomada educadora italiana, nascida em 1870, que revolucionou o campo da educação com as suas ideias inovadoras. Ficou mais conhecida por desenvolver o método Montessori, uma abordagem educacional centrada na criança que enfatiza a autonomia, a liberdade com responsabilidade e o respeito pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno.

Montessori dedicou a sua vida ao estudo do desenvolvimento infantil e à criação de um ambiente educacional que estimulasse a curiosidade natural das crianças. A sua filosofia destaca a importância da aprendizagem prática, da exploração independente e do desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Além das suas contribuições práticas para a educação, Maria Montessori também deixou um legado de frases inspiradoras, que encapsulam a sua sabedoria e visão sobre a educação, continuando a influenciar educadores, pais e alunos ao redor do mundo.

Inspire-se com Maria Montessori!

1. Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo.

2. A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver.

3. Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer.

4. A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.

5. A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade.

6. Os caprichos e desobediências da criança não são outra coisa senão aspectos de um conflito vital entre o impulso criador e o amor para com o adulto que não a compreende.

7. A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.

8. A curiosidade é um impulso para aprender.

9. A imaginação não se torna grande até que os seres humanos, dada a coragem e a força, a usem para criar.

10. O maior sinal de sucesso para um professor é poder dizer: as crianças estão trabalhando como se eu não existisse.

11. A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade.

12. A pessoa que é servida ao invés de ser ajudada está sendo impedida de desenvolver a sua própria independência.

13. As crianças revelaram que disciplina é resultado somente de um desenvolvimento completo, do funcionamento mental auxiliado pela atividade manual.

14. Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas.

15. É necessário que o professor oriente a criança sem que esta sinta muito a sua presença, de modo que possa estar sempre pronto para prestar a assistência necessária, mas nunca sendo um obstáculo entre a criança e a sua experiência.

16. O melhor ensinamento é aquele que utiliza a menor quantidade de palavras necessárias para a execução da tarefa.

Saiba mais sobre o Método Montessori e se estiver interessado em inscrever os seus filhos escolha uma das escolas Montessori no Brasil ou em Portugal.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por criar conteúdo útil e prático para pais e profissionais.