Saúde Infantil

Como saber se o bebê está com febre

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

Para confirmar se o bebê está com febre os pais e cuidadores devem verificar a temperatura corporal da criança com um termómetro e não confiar somente nas costas das suas próprias mãos. É possível desconfiar que o bebê está com febre colocando a mão na testa do bebê e na sua nuca, mas se houver suspeita de febre, esta deve ser confirmada com o termômetro.



Como usar o termómetro no bebê

A melhor forma de conferir se o bebê está com febre é através da introdução de um pedacinho do termómetro (somente a parte de metal) no ânus do bebê. Esta é a forma mais segura, porque irá indicar a temperatura dentro do corpo da criança.

Para medir a febre dessa forma os pais ou cuidadores devem colocar o bebê em cima da cama, mesa ou muda fraldas, retirar a fralda do bebê, elevar suas pernas e introduzir cerca de 2 cm do termómetro no ânus do bebê e esperar cerca de 3 minutos.

A medição da febre pela axila é um método mais rápido mas que tem alguma falha. Normalmente existe uma diferente de quase 1º de febre entre o ânus e a axila.

Quando é considerado febre no bebê?

A temperatura que representa febre no bebê é acima de 37,5ºC medida pelo ânus. No entanto, alguns pediatras dizem que deve-se dar o remédio para baixar a febre quando a temperatura está acima de 38ºC, medida pelo ânus.

Como baixar a febre do bebê

Quando o bebê está febril, isto é tem menos de 38ºC de febre os pais podem adotar estratégias caseiras para baixar a febre como: dar um banho tépido (nem frio, nem morno) no bebê, deixar o bebê somente com body ou uma camiseta e fralda, se a temperatura ambiente permitir, e se estiver num dia muito frio pode-se deixar o bebê com um body de manga comprida e calça comprida desde que o tecido seja fino, como algodão. Normalmente isso ajuda a baixar a temperatura, mas depois de algum tempo, deve-se verificar novamente a temperatura e dar o remédio para baixar a febre, que foi indicado pelo médico.

O bebê com febre fica mais ‘molinho’, com mais sono e menos disposição para brincar e por isso deve-se deixar o bebê dormir sempre que ele quiser, desde que esteja bem alimentado, com as suas refeições no horário habitual.

O bebê com febre pode ir para a creche?

O ideal é que o bebê com febre fique em casa, sob a vigilância dos pais ou cuidadores. Em caso de febre o bebê pode estar com alguma virose, que pode ser transmissível para os outros, e por isso não deve ficar na creche. Além disso, o bebê precisar de mais atenção e cuidados que só podem ser anotados em casa para que ele possa se recuperar mais rápido.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.