Síndrome de Down NEE

Pessoas Famosas com Síndrome de Down

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Listamos pessoas conhecidas com Síndrome de Down. Apesar de todas as dificuldades, estes portadores de SD lutaram pelos seus sonhos e concretizaram o considerado impossível. Conheça um pouco da sua história!


Cacai Bauer, Youtuber

Cailana Bauer Lemos, ou apenas Cacai Bauer no seu canal do Youtube. Com 23 anos é a primeira youtuber brasileira com Síndrome de Down. Cacai mostra o seu dia a dia e faz diversas paródias de músicas famosas, muitas vezes acompanhada da sua família.

Fernanda Honorato, Repórter

É a primeira repórter com síndrome de Down do Brasil, participando no Programa Especial da TV Brasil desde 2006. Além de repórter, também já atuou no teatro, faz dança cigana e é atleta de natação da Sociedade de Síndrome de Down. Contribuiu regularmente para a inclusão de jovens portadores da Síndrome de Down e outros tipos de deficiência.

Dudu do Cavaco, Músico

Este músico, conhecido como Dudu do Cavaco, é o primeiro brasileiro com Síndrome de Down a gravar um CD.

Devemos lutar pelos nossos sonhos e colocar muito amor em nossas ações. Quando estou tocando, coloco a minha emoção no cavaquinho e envio para a plateia.

Maria Orleans e Bragança, Escritora

Tataraneta da princesa Isabel, Maria de Orleans e Bragança é a única brasileira entre as 37 princesas da família real a ter o cromossomo extra que causa a Síndrome de Down. Lutou pelos seus sonhos e não permitiu que a SD a derrotasse. Já lançou dois livros e está a trabalhar no terceiro exemplar.

Ángela Bachiller, Vereadora

Ángela Bachiller é uma cidadã espanhola que começou a sua carreira política na cidade de Valladolid. É a primeira pessoa com síndrome de down a assumir o cargo de vereadora. Os seus colegas descrevem-na como “um exemplo de força, tenacidade e capacidade. É perfeitamente capaz de fazer o seu trabalho e ultrapassar as suas dificuldades.”

Jamie Brewer, Atriz

Mais conhecida  pela sua participação na série American Horror Story, esta atriz tem trabalhado em diversas séries e filmes. Foi também a primeira pessoa com síndrome de Down a desfilar no New York Fashion Week, na edição de 2015.

Madeline Stuart, Modelo

Modelo profissional australiana nascida em 1996. Decidiu seguir o sonho de ser modelo em 2014, após assistir a um desfile de moda na cidade de Brisbaine. Tornou-se conhecida e tem particpado em diversas semanas da moda em Nova Iorque, Paris e Londres. Participou também três vezes nos Jogos Olímpicos Especiais.

Sujeet Desai, Músico

Nascido em Buffalo, Nova Iorque, formou-se na Escola de Música Berkshire Hills. Ao todo, este músico consegue tocar seis instrumentos: piano, violino, clarinete, trompete, saxofone e bateria. Também já recebeu medalhas olímpicas.

Isabella Tejada, Designer

Desde nova seguiu as pisadas da avó que era designer. Em criança, Isabella criava roupas para as bonecas e mais tarde ingressou num curso de moda, onde começou a desenvolver a sua linha inspirada na cultura da Guatemala e nas necessidades específicas de portadores de Síndrome de Down.

Chris Burke, Ator

Este ator ficou conhecido pelo seu papel de Corcky Thacher na série Life Goes On. Participou em vários filmes (como o Sorriso de Mona Lisa), a par do seu papel como embaixador da “National Down Syndrome Society”, viajando pelo mundo todo divulgando as informações sobre a síndrome.

Marte Wexelsen Goksøyr, Dramaturga

Nascida na Noruega em 1982, é uma dramaturga , preletora e ativista. O seu trabalho mais famoso é uma interpretação da Cinderela, baseada na sua própria vida e reproduzida em vários teatros na cidade de Oslo. Foi a primeira mulher a receber o Bjørnson Prize da Academia Norueguesa de Literatura e Liberdade de Expressão.

Pablo Pineda, Professor

Pablo Pineda é conhecido por ter sido a primeira pessoa com Síndrome de Down a ter um grau universitário. Neste caso, formou-se em Ensino e Psicologia Educacional. Trabalha numa estratégia internacional para criar oportunidades de emprego para pessoas com dificuldades. Pineda é preletor em diversas universidades  e já escreveu diversos livros.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!