Atividades Parentalidade

6 Ideias para Entreter os Filhos em Casa

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Quando as crianças têm de ficar em casa, os pais têm de ser criativos na ocupação do tempo dos mais novos! Mas nada de pânico, deixamos algumas atividades para entreter (muito bem!) os seus filhos em casa!


Atividades para Fazer em Casa

Estas atividades lúdicas promovem momentos em família e ajudam a ocupar o tempo das crianças de forma divertida! Vamos experimentar?

1. Acampadentro

Monte uma tenda na sala ou no quarto das crianças e faça uma festa pijama divertida. Pode usar uma tenda de verdade ou simplesmente juntar lençóis, colchões e luzes ou lanternas. As crianças vão achar o máximo! Dentro da tenda podem contar histórias, fazer jogos, ler livros, cantar músicas e até assistir um filme com um balde de pipocas caseiras!

2. Atividades Criativas

Normalmente as crianças gostam de pintar e de colorir. É uma atividade que pode ser facilmente adaptada a crianças de todas as idades: pintar com os dedos ou lápis de cera para os mais novos, com lápis de cor ou canetas de feltro para os mais crescidos! Prepare materiais base (vários tipos de papel, telas…) e diferente produtos de pintura (lápis, tintas, pincéis…) e deixe a criatividade dos seus filhos surgir!

Se tiver mais do um filho ou quiser reunir os amigos dos mais novos, promova um concurso de artistas. Escolha temas divertidos (animais, paisagens, festas) e peça a cada criança criar algo. Faça uma exposição numa divisão da casa.

3. Chefs na Cozinha

Preparar alimentos e refeições é uma atividade divertida e pedagógica, por isso, leve as crianças para a cozinha! Bolos, pizza, biscoitos…elas vão gostar de colocar as mãos na massa! Pode preparar com os pequenos o almoço ou jantar familiar ou ainda um lanche temático (por exemplo, chá das princesas, lanche dos super heróis ou tarde dos bolinhos). Pergunte às crianças qual o tema e o que gostariam de cozinhar.

Ensine as crianças, principalmente as mais pequenas, quais os utensílios que podem utilizar (facas e pequenos eletrodomésticos não devem ser usados por elas). Tenha à mão avental e chapéu de cozinheiro para que a diversão esteja completa!

4. Cinema em Casa

Fazer uma sessão de cinema caseira com pipocas é sempre uma boa opção para quando os filhos estão em casa. Assistir um filme e rir em conjunto faz maravilhas pela harmonia familiar. Arrume a sala bem confortável, pode usar almofadas e mantas para criar um ambiente acolhedor. Deixe as crianças escolherem o filme ou escolha um deste filmes que ensinam valores, apague as luzes e… desfrute do momento!

Prepare o cinema:

  • Torne a sala o mais confortável possível, com almofadas e mantas para maior conforto,
  • Escolha o filme com as crianças, é importante sentirem-se parte do processo;
  • Prepare as pipocas favoritas da família;
  • Desligue as luzes e divirta-se.

5. Jogos em Grupo

Jogar em família é uma das melhores formas de criar laços. Proponha jogos como a mímica ou dinâmicas de grupo e prepare-se para momentos muito divertidos!

Prepare uma caça ao tesouro: esconda diversos objetos pela casa (pequenos brinquedos, bolachinhas, chocolates ou tudo o que precisa para um lanchinho) e peça às crianças para procurarem. No final juntem todo o tesouro e degustem juntos!

Promova uma tarde musical, com vários cantores e bailarinos. Escolha as músicas favoritas, crie espaço na sala, prepare o som e assista aos mais novos brilharem!

Proporcione um desfile de moda, com várias opções de vestuário e calçado: roupas divertidas e coloridas, roupas de adulto, adereços como cintos, fios e pulseiras.

6. Jogos de Tabuleiro

Existem imensos jogos de tabuleiro adequados a todas as idades: damas, xadrez, uno, scrabble, monopólio, enfim, a escolha é imensa. Tenha sempre à mão os favoritos dos mais pequenos!

Puzzles também são uma opção bastante pedagógica: escolha os que têm peças maiores para os mais novos e vá aumentando o número de peças para os mais crescidos.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!